Textualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é texto? Tomando como base o texto verbal... “Texto, hoje, é qualquer produção linguística, falada ou escrita, de qualquer tamanho, que possa fazer sentido numa situação de comunicação humana, i.e., numa situação de interlocução.”

Enciclopédia; Aula; E-mail; Conversa por telefone; A fala de uma criança que, dirigindo-se à mãe, aponta um brinquedo e diz “té”.

O que significa dizer:“(...) que possa fazer sentido numa situação de interlocução.” ? Isso significa duas coisas: 1) Nenhum texto tem sentido em si mesmo, por si mesmo; 2) Todo texto pode fazer sentido, numa determinada situação, para determinados interlocutores; Ex:“té” E-mail ►“E aí, tudo verde?”

“Uma produção linguística “sem pé nem cabeça”, incompreensível, inadequada, inaceitável, para determinado grupo, podeser perfeitamente entendida e considerada como sem qualquer problema por outros interlocutores, noutra situação e, para eles, funcionar plenamente como texto.”

ISSO QUER DIZER QUE... “O sentido não está no texto, não é dado pelo texto, mas é produzido por locutor e alocutário (interlocutores) a cada interação, a cada ‘acontecimento’ de uso da língua.”

(BEAUGRANDE & DRESSLER, 1981)“Textualidade: conjunto de características que fazem com que um texto seja um texto, e não apenas uma sequência de frases ou palavras.” Reflita... Texto = produto linguístico que traz em si mesmo o seu sentido e todas as suas características?

Você acredita que todos aqueles que ouçam ou leiam um determinado texto, mesmo que em circunstâncias diferentes, vão entendê-lo exatamente do mesmo jeito? R: Não.Textos: literários, jurídicos, religiosos, noticiosos, ou da conversa cotidiana foram interpretados diferentemente por pessoas diferentes.

Maneiras diferentes/diversas de se interpretar um texto por diferentes ouvintes ou leitores.

Podemos definir textualidade como um princípio geral que faz parte do conhecimento textual dos falantes e que os leva a aplicar a todas as produções linguísticasque falam, escrevem, ouvem ou leem um conjunto de fatores capazes de textualizar essas produções.

“Não vamos entender textualidade como algo que está nos textos, mas como um componente do saber linguístico das pessoas.” “Para que um conjunto de palavras constitua-se como um texto é preciso que esse conjunto pareça aos interlocutores um todo articulado e com sentido, pertinente e adequado àsituação de interação em que ocorre.”

De acordo com os autores anteriores, são 7 fatores: 1. Coerência; 2. Coesão; 3. Intencionalidade; 4. Aceitabilidade; 5. Situacionalidade; 6. Informatividade; 7. Intertextualidade.

Aquilo que faz com que um texto nos pareça “lógico”, consistente, aceitável, com sentido. A coerência relaciona-se com conhecimentos e informações. Ao ouvinte ou leitor é cabe atarefa de identificar e inter-relacionar informações e, assim, produzir coerência para o texto. A construção do sentido depende dos conhecimentos e intenções de quem falou e dos conhecimentos disponíveis e habilidades interpretativas de quem ouviu.

“A coerência é um princípio de textualização que funciona atrelado e articulado com os outros fatores apontados por Beaugrande & Dressler. Pode–sedizer que a coerência é co-construída pelos interlocutores e depende da co-construção da coesão, da situacionalidade, da intencionalidade, da aceitabilidade, da informatividade, da intertextualidade.”

Aceitabilidade: Um texto é aceito e avaliado pelos interlocutores; Este texto será aceito por interlocutores que compartilhem conhecimentos, crenças, valores. Que pertençam ou que condigam com asua cultura, interesse etc.

Situacionalidade: um texto é adequado a uma situação que ocorre. O texto vai ser ideal para determinada situação comunicativa.

Intencionalidade: um texto é apropriado para a realização das intenções do locutor diante dos ouvintes ou leitores a que se destina. O locutor deve produzir um texto a partir de uma intenção. Ex: Convencer, emocionar, informar,...
tracking img