Textualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

PAULO CHAVES JANSEN

TEXTUALIDADE
UMA ABORDAGEM DO PONTO DE VISTA DA LEITURA

São Luís2011
PAULO CHAVES JANSEN

TEXTUALIDADE
UMA ABORDAGEM DO PONTO DE VISTA DA LEITURA

Resumo/Fichamento apresentados a Josenilde C. Dorneles de Moraes, professora da disciplina Comunicação eExpressão Oral e Escrita do Curso de Engenharia da Computação, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), para obtenção de nota.


São Luís2011
Resumo

Texto e Contexto

Os estudos no campo da Linguística, a partir dos anos de 1960, originários da Europa, evoluíram de tal modo que posicionaram comoobjeto principal de análise o próprio texto, em detrimento da ênfase dada anteriormente à palavra ou frases de modo isolado. O pressuposto básico da Linguística Textual consiste em considerar o texto como“forma específica de manifestação da linguagem” (Fávero & Koch, 2003: 11).
A noção de texto pregada pela Linguística Textual postula que o texto não é uma sequência de frases, mas umsigno linguístico primário e global. Ora, o homem se comunica por meio de textos sejam, oral ou escrita. Esta é uma habilidade estritamente humana: a capacidade de criar e apreender textos para secomunicar e interagir com o semelhante. Assim, considera-se texto ”qualquer passagem falada ou escrita, que forma um todo significativo, independe de sua extensão” (Fávero & Koch, 2002: 25).Cabe ressaltar também que, para a Linguística Textual não há restrições quando ao tipo de texto considerado como objeto de análise, uma vez que a preocupação dessa vertente está centrada naestrutura dos textos em geral, independentemente da sua modalidade. “São textos, portanto, uma frase, um fragmento de um diálogo, um diálogo, um provérbio, um verso, uma estrofe, um poema, um romance...
tracking img