Textualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTES DE COMENTAR, GOSTARIA DE COLOCAR UM BREVE RESUMO, QUE ESPERO QUE SIRVA DE AJUDA AOS COLEGAS:

" TEXTUALIDADE: É tudo o que faz com que um texto seja um texto e não um amontoado de palavras. Alguns dos fatorem que constroem um texto (dão significado e sentido a ele) são:



INTENCIONALIDADE: Quando montamos um texto , temos algum objetivo, intenção, seja qual ela for: Questionar,convencer o leitor, sugerir, expor as ideias, etc.



ACEITABLIDADE: Todo texto é direcionado a alguém. Esse alguém precisa entender, dar sentido ao texto, precisa destrinchá-lo. O texto precisa gerar uma conexão, para que as ideias do autor sejam passadas e aceitas pelo leitor.



SITUACIONALIDADE: Todo texto depende do contexto em que é interpretado. Sempre é produzido por alguém com certaintenção ligada a alguma situação comunicativa. Vários podem ser os sentidos produzidos por um texto, mas se analisarmos o contexto, ou para que/quem foi feito, encontramos significados específicos (EX: Poemas, que são muito abertos a interpretações). Mas, se considerarmos o propósito de quem o usa e o contexto a que está atrelado, o texto ganha um sentido ainda mais claro, apesar de continuarsendo aberto a várias interpretações (polissêmico). Ainda é preciso ser considerado em que sentido do texto se pode dar a relação. Relação texto-contexto (01) ou contexto-texto(02).



01 = “Laranja a 1 real” - O texto só terá sentido se for fixado nas laranjas ou próximo a elas.

02 = “Boletim de Ocorrência” = A vítima vai descrever o fato para o Escrivão da polícia, que vai formar o textoatravés do contexto, da situação que ocorreu.



INFORMATIVIDADE: A maioria dos textos que lemos no dia a dia são fáceis de ser interpretados e “digeridos” pela maioria, mas há outros muito formais e complexos , que exigem de seus leitores um alto grau de conhecimento. Ou seja, há muitos textos previsíveis, como o jornal do jogo de ontem, propagandas, acontecimentos da novela, etc. Mas existemoutros de difícil leitura, como bula de remédios, textos acadêmicos, etc. A compreensão desse texto vai depender do grau de previsão de quem o lê; depende, principalmente, do domínio sobre o tema, conceitos, contexto que o leitor tem de determinado assunto. Conclui-se que quanto menos previsível, maior será sua informatividade. Ou seja, a pessoa que ler um texto de alta informatividade terá maistrabalho para digerir as informações e entender o texto. Apesar dessa dificuldade, é isso que faz com que o leitor evolua o seu conhecimento textual. Um texto de baixa informatividade (previsível) não trará nenhuma novidade.



INTERTEXTUALIDADE: Não há texto (oral ou escrito) que não tenha base ou relação com outros textos. Quando lemos um texto, nos reportamos a assuntos, conversasanteriores. Estão em diálogo, comunicação com aquele que está sendo lido ou tratado. O desconhecimento de uma fonte, muitas vezes, pode tornar a interpretação muito difícil. Existem vários tipos de intertextualidade:



INTERTEXTUALIDADE TEMÁTICA: É quando temas, assuntos, conceitos conversam entre si. Isso acontece, por exemplo, em matérias de jornal sobre um mesmo crime; musicas de uma mesmabanda, múltiplas encenações de uma mesma peça, e etc. Toda vez que o tema surgir, independente do gênero do texto.



INTERTEXTUALIDADE ESTILÍSTICA: Acontece quando o texto imita, repete ou parodia estilos ou variedades linguísticas de outros textos. Nos programas de humor, por exemplo, quando imitam alguém com determinado sotaque, modo de falar de determinados famosos, praticam essaintertextualidade.



INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA: Quando ocorrer menção explicita, clara ao texto fonte. Isso acontece quando há partes de um texto em outro texto, por exemplo. Ou quando o texto cita falas ou comentários de outros (em jornais, revistas, alguns textos acadêmicos, por exemplo). A fala do outro sempre será marcada e nunca confundida com o do autor do texto, que pegou parte de outro texto....
tracking img