Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
teste














RELATÓRIO TÉCNICO


FUNLAR-RIO

2006










Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro
Cesar Maia





Diretora-Presidente da FUNLAR-RIO


Leda de Azevedo




















Índice

1- Apresentação

2 - CIAD – Por uma Política de Atendimento Integral e Integrada

3 – Centros de Assistência Social Inclusivos -Política de Atendimento Inclusivo

Centro de Assistência Social Inclusivo – Vila Isabel
Centro de Assistência Social Inclusivo – Campo Grande


• Desenvolvimento Infanto Juvenil inclusivo integrado

4 – Política de Empregabilidade

• Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho


5 – Política de Desinstitucionalização

• Casas Dia
• CasasLares
• Repúblicas

6 – Política de Descentralização

• Reabilitação Social Baseada na Comunidade

7 – Bolsa Família

8 –Política de Acessibilidade

• Copacabana Mobilidade
• Passe Livre
• Capacitação/sensibilização

9 – Desenvolvimento Institucional

• Dados de Pessoal
• Informática

10 - Ouvidoria

11- Destaques de 2006

12 –Perspectivas para 2007

13 – PrêmioParceria Eficiente

14 - Equipe FUNLAR-RIO

15 – Os parceiros
1- Apresentação

A FUNLAR RIO, Fundação Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, tem como missão a promoção e inclusão social das pessoas com deficiência.

Todas as ações que a FUNLAR passa a desenvolver, desde sua municipalização em 1983, acompanhando os movimentos mais avançados pelos direitos das pessoas com deficiênciatornaram a Fundação um centro de referência nacional, e seus programas e documentos replicados em todo o país. Assim a FUNLAR, que acrescenta a palavra RIO à sua sigla - FUNLAR RIO, vem servindo de centro de referência para as pessoas com deficiência não apenas a nível nacional, como internacional.
Em 2006 a Fundação foi convidada pelo Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento para levaraos profissionais da área social e de saúde, em Washington, a sua experiência no Programa de Reabilitação Baseado na Comunidade, que no Rio atua articulado com o Programa de Saúde da Família. Neste mesmo ano a Fundação foi convidada, pelos organizadores do Congresso Interamericano de RBC, realizado no Chile, a apresentar sua experiência e o ineditismo de um trabalho articulado com diferentespolíticas setoriais, voltado para pessoas com deficiência e seus familiares, no âmbito da Cidade do Rio de Janeiro. Nos Estados brasileiros são incontáveis os convites e apresentações realizadas pela FUNLAR RIO dos programas por ela desenvolvidos. Vale ressaltar a gestão macro funcional criada no Rio de Janeiro a partir de 1993, que muito favorece os trabalhos articulados como o anteriormente referido.Neste sentido, a FUNLAR RIO avança também junto a diferentes secretarias municipais, com seu modelo inclusivo, no que diz respeito à acessibilidade. Hoje, no Rio, a FUNLAR RIO é a grande articuladora junto aos setores de transporte, turismo, urbanismo, tecnologia, trabalho e renda, para tornar a cidade acessível a todos em todos estes setores. A estratégia de manter uma Fundação com a missão depromover e incluir socialmente as pessoas com deficiência e seus familiares deu à Prefeitura do Rio de Janeiro visibilidade neste rumo, demonstrando ao país a dimensão que a Prefeitura desta cidade dá a este tema.
Todos estes enfoques, compromissos e práticas, que correspondem aos mais atuais avanços e debates sobre as pessoas com deficiência, em distintas partes do mundo, principalmente naquelesmais avançados sócio economicamente definem o perfil da FUNLAR RIO: Um “Centro de Referência.”
Um Centro de Referência é local de estudos, novas experiências, pesquisas, debates, novas práticas. Acima de tudo reflexão articulada com os avanços no mundo em sua área de atuação.












2 - CIAD – Por uma Política de Atendimento Integral e Integrada

O CIAD - Mestre...
tracking img