Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Taxas de juros – formação e função

Metas da aula

Apresentar a formação e o comportamento das taxas de juros no mercado financeiro e destacar a função das principais taxas que servem como referência para as negociações financeiras.

6

objetivos

Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você seja capaz de:
1

identificar a concepção da variação do valor do dinheiro notempo e o conceito de juros; diferenciar as teorias aplicadas na avaliação da estrutura temporal de taxas de juros; caracterizar as diferenças entre as principais taxas de juros da economia nacional.

2

3

AULA

Sistema Financeiro | Taxas de juros – formação e função

Introdução

Juro representa o valor pago pelo uso de recursos tomados por empréstimos, e, no caso de compras a prazo, ovalor adicional pago sobre o montante total. É também definido por remuneração do capital para aquele que empresta – o aplicador ou credor – e por custo do capital para aquele que toma emprestado – o tomador ou devedor. O juro é normalmente expresso em taxa percentual; para seu cálculo monetário, é necessário ter o valor da dívida no momento presente, o prazo para quitação da dívida e a taxa demercado. Nesta aula, você aprenderá um pouco mais sobre taxas de juros, entenderá seu processo de formação e conhecerá algumas das diversas taxas de juros adotadas em operações no mercado financeiro. Bom estudo!

Formação de juroS
O valor do dinheiro muda ao longo do tempo por alguns motivos considerados lógicos: pelo fato de existir inflação, por haver incerteza acerca do futuro e por haver umatendência natural dos agentes econôjuros
Conforme Puccini (2007), juros são definidos como a remuneração do capital a qualquer título – remuneração do capital empregado em atividades produtivas, custo do capital de terceiros e remuneração paga pelas instituições financeiras sobre o capital nelas aplicado.

micos por liquidez. Assim, podemos entender que os j u r o s expressam o valor adicionalque um agente econômico credor tem a receber por realizar uma aplicação (adiamento do consumo) e o valor adicional a ser pago por um agente econômico devedor por usar recursos tomados por empréstimos (antecipação do consumo).

Figura 6.1: Variação do valor do dinheiro.

128 C E D E R J

O conceito de juros é muito antigo, tendo sido divulgado e utilizado ao longo da História. Esse conceitosurgiu naturalmente, quando o homem notou existir uma estreita relação entre o tempo e o dinheiro. Processos de acumulação de capital e a desvalorização da moeda levariam à ideia de juros, pois se realizavam basicamente devido ao valor temporal do dinheiro. Os juros existem desde a época dos primeiros registros de civilizações na Terra. Os primeiros indícios surgiram na Babilônia, por volta doano 2000 a.C. Conforme antigas citações, o juro era pago pelo uso de sementes e de outras conveniências emprestadas e pagas sob a forma de bens. Diversas práticas atuais tiveram origem nos antigos costumes de empréstimos. A História revela que a ideia foi tão bem estabelecida que já existia uma firma de banqueiros internacionais em 575 a.C., com escritórios centrais na Babilônia.Fonte:http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/integrantes/hpalunos/jeanpiton/ edumat/historia_mat_fin/historia.html

Como você observou, a taxa de juros representa o preço do dinheiro no tempo e, como qualquer outro preço, tem seu valor genuíno determinado pela lei da oferta e da demanda – mercado regulado por suas próprias forças. As taxas de juros têm grande influência nas decisões de captação e aplicação derecursos das organizações empresariais tanto a curto como a longo prazo, pois suas variações afetam suas políticas de concessão de crédito, negociações com fornecedores, decisões de investimentos etc. Em momentos de taxa de juros alta, as organizações tendem a reduzir seus projetos de investimentos ou postergam e aguardam um momento mais propício para realizá-los. Ao se depararem com taxas de...
tracking img