Josefa obidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JOSEFA DE ÓBIDOS
A pintura de Josefa é essencialmente uma arte devocional e para a entendermos é necessário conhecer desde Zurbarán até à gravura Holandesa (um católico, a outra, até protestante) e claro, a pintura de seu pai, Baltazar Gomes Figueira, esse excelente mas ignoto (era homem) pintor português, vão a Évora vê-lo.
Josefa de Óbidos é um nome refúgio, nem toda a sua pintura é deAyala...
É do ritual diário do claustro conventual que nasce a arte de Josefa. Não é simples, nem muito ortodoxa, mas contém sentido profundo e extenso.
As imagens da Natureza, o seu melhor, são vistas através de pontos simbólicos do ritmo natural e sensual das estações do ano, são janelas sobre o seu significado transcendente. As festas referem comemorações de um tempo da natureza que é posse dodivino, dádiva e participação humana (os bolinhos). As suas pinturas são revelações do divino na natureza e no labor do homem, são sacrifícios litúrgicos, oblações, em sentido lato e no sentido restrito, Bíblico.
Josefa não distingue, entre a pintura religiosa e a natureza morta,esta é, sempre, pintura religiosa. Os elementos da sua pintura fazem parte dessa cadeia áurea que se eleva do simplesbarro, a matéria, passando pelas plantas e flores, aos animais, ao homem, aos anjos, até ao puro espírito.
Os seus objectos pintados, profanos ou naturais, são de facto místicos. Portanto, contemplações de Deus.
Nov. 2002 A. Melo
JOSEFA DE AYALA ou o ELOGIO DA INOCÊNCIA
"Como bem afirmou o historiador de arte Luís de Moura Sobral, em análise recente a propósito de Josefa de Óbidos, "o maiormérito da pintora reside em ter logrado transmitir-nos com incomparável fidelidade a concepção barroca de uma religiosidade de rendinhas, glutona e ao fim e ao cabo sublime, na sua patética inocência".
Trata-se de uma síntese bastante correcta, de facto, porquanto põe o que de mais característico e pessoal existe nas obras desta artista considerada de grande destaque no século XVII português: a suaingenuidade pura, a sua atitude de distância com o alinhamento com os valores naturalistas sevilhanos, a sua dimensão essencialmente periférica no quadro de uma "corte de aldeia" como era a vila de Óbidos de então, o seu pessoalizado gosto ingénuo e feminil, tudo características próprias de um percurso artístico que tem tanto de enlevante, carinhoso e sedutor, no seu figurino "sui generis", comolimitado de referências externas e de complexos pressupostos de significação emblemática, no quadro de um empirismo formador em que um imaginário inato, dócil e inocente se abre às ardências da modernidade disponível. (…)
É essencial, portanto, compreender-se o ambiente exacto da formação estética desta pintora barroca: ela nasce para a arte em que notavelmente se afirmou num contexto limitadode pressupostos referenciais, mundo esse que é, por um lado, discretamente anti-maneirista (no repúdio às convenções formais da geração anterior) e, por outro, claramente naturalista, no seu alinhamento e fórmulas comuns às da grande pintura do Siglo d'Oro espanhol.
Como diria o poeta João Miguel Fernandes Jorge: "ela conheceu o seu século quase não saindo das muralhas de Óbidos"... Tudo se passaem Óbidos, nessa "corte de aldeia" então florescente de ideias, de debates teóricos, de tertúlias literárias e artísticas, onde os esbatidos valores do Barroco internacional se filtravam na dimensão das necessidades provinciais. (…)
Josefa é urna grande pintora do Seiscentismo peninsular precisamente porque soube assumir, por via não-erudita (com uma grande dose de "ingénua espontaneidade,senão de «original inocência»), uma interessantíssima veia provincial entendida até às últimas consequências. Com uma grande pintora tratamos, de facto: as suas - «Naturezas Mortas», os seus «Cordeiros Pascais», os seus «Meninos Jesus" engrinaldados de flores, têm qualidades plásticas que superam o mero nível etnográfico ou pitoresco, na medida em que conseguem descodificar o frio carácter...
tracking img