Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eng. Eduardo Rossit Paiossin; MBA em Gestão de Projetos pela Veris; eduardo.paiossin@gmail.com
Empregabilidade de Processos das Áreas de Gestão de Custo, Riscos e Integração, segundo o PMBOK no Projeto de Desenvolvimento e Construção de uma Montanha-Russa
Resumo
O planejamento, desenvolvimento e construção de uma montanha-russa englobam desafios e riscos dos mais variados gêneros, desde acomplexidade técnica, gerencial até o risco das pessoas que utilizarão o brinquedo. Para tal, fica evidente a necessidade do uso de técnicas e conhecimentos modernos e de eficiência comprovada para gerenciamento de projetos neste setor.
Através do estudo de caso denominado Rocket Star Hypercoaster, cujo projeto pôde ser gerenciado através do simulador de caso real TOPSIM®, onde foi possível autilização dos conhecimentos adquiridos dos processos do PMBOK para as áreas de conhecimento de Gerenciamento de Custo, Riscos e Integração.
Este artigo tem por objetivo mostrar uma análise das decisões tomadas durante a simulação do projeto, bem como as experiências adquiridas. Estas demonstram o valor dos conhecimentos absorvidos do PMBOK para um melhor gerenciamento de projeto.
Palavras-chave.Gestão de Projetos, PMBOK, PMI, Simulador, Custos, Riscos, Integração, Montanha-Russa.

Introdução
As faculdades Veris - IBTA, através de uma parceria com a empresa Tec Train, utiliza na conclusão do curso de gestão de projetos em TI com ênfase no PMI, o programa de computador para simulação de projetos TOPSIM®, da empresa alemã Tata Systems. O TOPSIM proporciona aos pós-graduandos a experiênciada tomada de decisões segundo a abordagem do PMBOK (Project Management Body of Knowledge) em um projeto em tempo de execução.
A simulação consiste uma empresa, denominada Hypermax Inc., que foi contratada pela Family-Fun Inc. para o planejamento, desenvolvimento e execução do projeto da montanha-russa Rocket Star Hypercoaster.
A Hypermax Inc. tem como núcleo de negócios a produção e montagem demaquinário especial, incluindo montanhas-russas. É uma empresa com aproximadamente 1000 empregados e, no ano anterior ao projeto em questão, obteve uma receita de 280 milhões de euros. No entanto, há tempos vem apresentando um quadro de declínio constante em sua lucratividade.
Os desafios da simulação consistiam em garantir o maior lucro possível para a Hypermax Inc, gerenciando o projeto deconstrução do brinquedo do parque.
A aplicação e avaliação destes processos em um projeto tão peculiar como o da concepção e construção de uma montanha russa devem ser interpretadas como incentivo geral ao uso das práticas presentes no guia PMBOK.
Dentre as nove áreas de conhecimento a partir das quais o guia PMBOK organiza seus processos, os quais consolidam práticas de gerenciamento comuns ebem-sucedidas em projetos de diferentes setores profissionais, as que terão sua análise de maneira mais enfática serão as áreas de gestão de custo, Riscos e integração.
Revisão Bibliográfica
O gerenciamento de projetos, como uma idéia, data de muito tempo. Se pensarmos em tudo que foi criado na história da civilização, teremos milhares de anos de experiência com os quais aprender. Uma linhapontilhada pode ser desenhada desde os desenvolvedores de software de hoje retrocedendo no tempo até os construtores de pirâmides do Egito ou os arquitetos dos aquedutos romanos. Em suas respectivas épocas, os gerentes de projetos desempenhavam papéis similares, aplicando tecnologia aos problemas relevantes dos tempos. (BERKUN, 2008)
Projetos são temporários em natureza, tem datas de começo e fimdefinidas, produzem um produto, serviço, ou resultado, únicos e são completados quando suas metas e objetivos são alcançados e aceitos pelos interessados. Os interessados são as pessoas ou organizações com interesses documentados em seu projeto. São as pessoas que estão ativamente envolvidas com o trabalho do projeto, ou que tem algo a ganhar ou perder com o resultado do projeto. (HELDMAN, 2009)....
tracking img