Kanbam

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 2
Origens do Sistema Kanban 3
Tipos de Cartões Kanban 4
Quadro KANBAN 5
Pré - requisitos do Sistema Kanban 5
Funcionamento do Sistema Kanban 6
Quais os Benefícios e por que utilizar? 7
Pontos positivos 8
Pontos negativos 8
Conclusão: 9
Bibliografia: 10

* INTRODUÇÃO

Foi desenvolvido por Taiichi Ohno, Vice-Presidente da Toyota Motor. As idéiasde Ohno sobre o kanban foram inspiradas no supermercado americano, onde as prateleiras eram reabastecidas quando esvaziadas. Como o espaço de cada item era limitado, somente se traziam mais itens quando havia necessidade.
É um sistema de informação que foi desenvolvido para organizar os vários departamentos de processo interligados dentro de uma fabrica. Tem como finalidade controlar a produçãoe a movimentação do material em processo produtivo. Kanban significa cartão, literalmente, um registro visível o placa visível, usada como meio de comunicação, transmissão de dados e informações.

Origens do Sistema Kanban

O Sistema de Produção desenvolvido pela Toyota iniciou à filosofia de produção just-in-time. Seu objetivo é eliminar os elementos desnecessários referente a produção,reduzindo assim os custos. A idéia básica neste sistema é produzir os tipos de unidades necessárias no tempo necessário, e na quantidade necessária. A redução de custos é a meta mais importante do sistema sendo acompanhada de três metas secundárias para garantir seu objetivo original: Controle de Qualidade, Qualidade Assegurada e Respeito à Condição Humana. O sistema kanban é baseado nos seguintesprincípios: produção nivelada, redução de tempo de preparação, layout de máquinas, padronização dos trabalhos, aperfeiçoamento das atividades.
Assim a Toyota desenvolveu um sistema de manufatura que foi simples de operar e controlar com um sistema muito simples de informação, posteriormente conhecido como kanban
A seu ver, o sistema de produção em massa criou um “desperdício”, baseadonos excessos de produção inerentes ao próprio sistema. Sua teoria diz que tudo o que existir além da quantidade mínima de materiais, peças, equipamentos e operários (horas de trabalho), necessária para fazer um dado produto, são “perda” e, portanto, só aumenta os custos em todo o sistema. Elimine os excessos de estoque na fábrica. Quando os problemas
Quando comprar ?
Quanto comprar ?

Tipos deCartões Kanban

* O sistema kanban funciona baseado no uso de sinalizações para ativar a produção e movimentação dos itens pela fábrica.
* Estas sinalizações são convencionalmente feitas com base nos cartões kanban e nos painéis porta-kanbans, porém pode utilizar-se de outros meios, que não cartões, para passar estas informações. Os cartões kanban convencionais são confeccionados dematerial durável para suportar o manuseio decorrente do giro constante entre os estoques do cliente e do fornecedor do item. Cada empresa, ao implantar seu sistema kanban, confecciona seus próprios cartões de acordo com suas necessidades de informações.

Cartão Kanban de Produção
* Também chamado de kanban em processo, é empregado para autorizar a fabricação ou montagem de determinado lote deitens, tendo sua área de atuação restrita ao centro de trabalho que executa a atividade produtiva nos itens.

Cartão Kanban de Requisição Interna
Também chamado de cartão kanban de transporte, retirada ou movimentação, ou simplesmente cartão kanban de requisição, funciona como uma requisição de materiais, autorizando o fluxo de itens entre o centro de trabalho produtor e o centro consumidordos itens.
Painel Porta-Kanban
O sistema kanban tradicional emprega painéis ou quadros de sinalização junto aos pontos de armazenagem espalhados pela produção, com a finalidade de sinalizar o fluxo de movimentação e consumo dos itens a partir da fixação dos cartões kanban nestes quadros.

Outros Tipos de Kanbans
Como já foi afirmado, o sistema kanban funciona baseado no uso de sinalizações...
tracking img