Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3ª lista de exercícios - Robótica


Prof. Reinaldo Bianchi




1. Qual é o melhor sensor para Robótica Móvel? Por quê?
2. Um GPS é um sensor útil para um robô móvel? Em quaiscondições?
3. Quantos números de andares (gait) são possíveis para um robô com três pernas? Slide 16-09A
4. O que é o ICC? Slide 35 – 09A

5. Dado um robô móvel diferencial com 50 cm entre asrodas de raio 10 cm, defina a posição do mesmo após ele ter se movimentado 23 Pi com a roda direita e 20 pi com a esquerda. Imagine que ele iniciou na posição 0,0 com orientação igual a zerograu. Slide 41 – 09A

6. Dado um robô omnidirecional, com 4 rodas em dois eixos perpendiculares. Dado que cada roda possui raio de 1 cm, quanto devem girar cada roda para que o robôalcance na posição x = 10 cm, y = 5 cm?

7. Para o mesmo robô, quanto deve girar cada roda para que o robô alcance a posição x = 10 cm, y = 10 cm, com orientação de 90 graus no sentidoanti-horário? Considere a bitola (distancia entre as rodas de um eixo) como sendo 10 cm.

8. Para o robô do exercício 5, quanto deve girar cada roda para que o robô alcance a posição x = 10metros, y = 10 metros, com orientação de 90 graus no sentido anti-horário?

9. Considere uma bicicleta onde as duas rodas podem ser dirigidas (a da frente e a de trás possuem liberdade para semoverem com velocidade v e girar). Nela, apenas a roda da frente possui tração. A roda da frente faz um ângulo (f com o quadro da bicicleta e a de trás faz um ângulo (r. As velocidades dasrodas são vf e vr, respectivamente.
a) Se a roda traseira da bicicleta se encontra no ponto (x,y) e o quadro aponta na direção (, localize a posição do centro de curvatura instantâneo(ICC) deste veículo.
b) Qual deve ser a velocidade da roda traseira em relação à da dianteira?
c) Sob quais condições o ICC existe?


-----------------------
x

(x,y)

(
tracking img