Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Fazer Um Plano de Carreira Profissional

Existem cada vez mais profissões e oportunidades de construir uma carreira de sucesso profissional. No entanto é necessário termos um plano de carreira, principalmente se não temos ideia daquilo que queremos fazer. Requer alguma dedicação inicial para decidir o que fazer, mas vale a pena este esforço já que está a decidir o seu futuro para ospróximos anos (ou para o resto da vida).

Aqui ficam alguns passos que deverá seguir para fazer essa escolha correctamente.
Conhecer-se a si mesmo
A primeira coisa a fazer, antes de decidir um plano de carreira, é aprender mais acerca de si. Nomeadamente, quais são:
* Os valores
* Os interesses
* As características profissionais
* Os conhecimentos
Estas combinações definemaquilo que você gosta de fazer e aquilo em que pode ser realmente útil na vida profissional.

Existem testes psicológicos para o ajudarem neste processo, que depois sugerem o tipo de carreira que poderá escolher. Existem estes tipos de teste de carreira gratuitamente na Internet.

Há também consultores de carreira que o podem ajudar a decidir o melhor para si. Vale mais pagar algum dinheiro paradecidir bem, já que é o seu futuro que está em jogo.
Fazer lista de profissões que admira
Depois de fazer os testes de carreira, foram identificadas algumas profissões que encaixam no seu perfil. Normalmente são listas grandes, com dezenas de opções para escolher.

Deve percorrer a lista com atenção e identificar aquelas que lhe parecem mais interessantes e onde se vê a trabalhar com motivaçãodurante os próximos tempos. Escolha no máximo dez hipóteses finais.
Saber mais acerca dessas profissões
O passo seguinte no plano de carreira é conhecer melhor a descrição de cada uma das profissões que optou por incluir na sua lista final.
Entre outras coisas, deve avaliar:
* Descrição da função
* Requisitos académicos
* Requisitos profissionais
* Oportunidades de carreira* Pacotes salariais da indústria
Pode obter estas informações em revistas da área que pretende actuar e também entrevistar informalmente pessoas que estejam ligadas a essa carreira. Ofereça-se para lhes pagar o almoço enquanto procura saber o máximo de informações possíveis.
Como escolher uma carreira profissional
Muitas pessoas pensam que uma carreira profissional aparece por acaso. Emboraseja verdade que há pessoas que estão no local certo à hora certa, a maioria das vezes devemos planear o rumo que queremos para a carreira profissional. Por isso aqui ficam algumas reflexões sobre o assunto.
Escolher uma carreira profissional não é simples
Querer determinar o ruma da carreira profissional dá muito trabalho e envolve muitos processos em simultâneo. Como referido, há pessoas queacabam por ter sorte em determinada altura, mas não é a situação normal.

Quando traçar um rumo para a carreira precisa, por exemplo, de aprender o mais possível sobre si e sobre a profissão que escolheu. Isso dar-lhe-á maiores capacidades para se distinguir dos seus colegas.
Uma carreira que gosta
Existe o sentimento comum de que é impossível gostarmos da nossa profissão como gostamos dosnossos tempos livres. Isso não é verdade, porque se for muito bom naquilo que gosta de fazer, poderá vir a ser um profissional e até a ganhar bom dinheiro.

É normalmente o caso dos artistas, como pintores, músicos e escultores. É também o caso de jogadores de futebol.

Todas estas pessoas continuariam a fazer o que gostam durante os tempos livres, mesmo que não ganhassem qualquer dinheiro. Noentanto, os melhores conseguem seguir o seu sonho e viver exclusivamente daquilo que gosta de fazer.
Não escolher uma carreira só pelo dinheiro
Um pouco na mesma linha do ponto anterior, não deverá escolher uma carreira se não tiver o mínimo de prazer durante o trabalho. O dinheiro é importante no bem-estar das nossas vidas, mas o emprego é onde se passa grande parte do dia e se odiar todos...
tracking img