A zero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE RIO VERDE
FACULDADE DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL

DANILO FERREIRA DO VALE ALMEIDA
PROF. JOÃO GRACIANO

RIO VERDE – GO
2011
Introdução

O processamento de linguagem natural e a compreensão de uma informação falada ou escrita por meio de regras equivalentes àqueles existentes na comunicação lingüística humana. Os mesmos problemasexistentes na compreensão em geral encontram-se aqui, no processamento de linguagem natural (PLN), devendo-se reforçar os cuidados quanto à ambigüidade da informação bem como na interpretação de dados dependentes do contexto. A tarefa de processar uma linguagem natural permite que os seres humanos comuniquem-se com os computadores da forma mais "natural" possível, utilizando a linguagem com a qual maisestão habituados. Elimina-se, desta maneira, a necessidade de adaptação a formas inusitadas de interação, ou mesmo o aprendizado de uma linguagem artificial, cuja sintaxe costuma ser de difícil aprendizado e domínio, a exemplo das linguagens de consulta a bancos de dados.
O futuro revela a existência de máquinas capazes de compreender a língua natural, sendo capazes de atender a comandos expressosna linguagem falada por usuários. O caráter interdisciplinar do processamento de linguagem natural ilustra o nível de complexidade normalmente requerido às abordagens desenvolvidas, as quais se utilizam de conceitos de inteligência artificial, teoria da computação, compiladores, lingüística computacional e de outras disciplinas.
As aplicações dos sistemas que tratam a língua natural podem serdivididas em duas classes: aplicações baseadas em texto e aplicações baseadas em diálogos.
Exemplos de aplicações baseadas em texto são sistemas que procuram documentos específicos em uma base de dados (exemplo: encontrar livros relevantes em uma biblioteca), tradutores de documentos, e sistemas que resumem textos (exemplo: produzir 3 páginas resumidas de um livro de 100 páginas). Áreas que sãoaplicadas o processamento de linguagem natural: Acesso a banco de dados Recuperação de informação, extração de informação, tradução automática, geração de resumos.
Exemplo aplicação em banco de dados

Historia

Desde os anos 1960 se fez pesquisas na área de reconhecimento de voz. Porém, até os anos 1980 apenas foram implantados sistemas capazes de reconhecer no máximo 100 palavras distintas.1984 um sistema foi introduzido pela IBM capaz de tratar 5000 palavras. O processo de cálculo, entretanto, levava sempre vários minutos. Em 1986 então foi desenvolvido o protótipo “Tangora 4” para a língua inglesa. O nome foi escolhido em homenagem ao campeão mundial em datilografia, Alberto Tangora. O sistema trabalhava em tempo real utilizando Trigramas para o controle de contexto. Em 1988 osistema Tangora foi projetado para a língua alemã e quando apresentado no CeBit em Hannover, fez-se necessário a utilização de uma sala especial – em completo silêncio.
Utilizando a tecnologia de Tangora a IBM lançou em 1993 o Personal Dictation System com um preço mais acessível (aproximadamente R$1000,00) e a possibilidade de rodar em computadores pessoais. Desde então vários sistemas surgiram, cadavez mais perfeitos. Ainda não se chegou a um sistema realmente 100% confiável. Justamente nesse caso o uso de
redes neurais pode significar um avanço tecnológico muito grande, talvez o avanço que esteja faltando para criar programas realmente poderosos. [linguatec, 2001]

Fases do Processamento de Linguagem Natural

Análise Morfológica

Cada palavra é analisada e classificada isoladamente,levando em consideração a sua própria estrutura. Analogamente ao estudo da língua portuguesa, equivaleria a classificar cada palavra segundo sua classificação morfológica (adjetivo, substantivo, verbo, etc.)
Palavras cuja estrutura (grafia, por exemplo) estejam incorreta podem ser ignoradas/descartadas neste ponto. No exemplo dado, deve-se separar cada parte da expressão morfologicamente. A...
tracking img