Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GOLPE MILITAR
Um golpe militar caracteriza-se pela tomada do poder de um país pelos militares, num golpe de Estado, instaurando um regime de ditadura militar com o pretexto de defendero país de interesses exteriores ou de ameaças interiores. Geralmente é decretado um estado de sítio, regido segundo a lei marcial, sendo formada uma junta militar encabeçada porqualquer das armas, que nomeia um novo presidente (sempre um militar de alta patente) e seus sucessores.
De maneira geral, os membros do governo deposto são perseguidos e presos, ou entãoforçados a deixarem o país. Simpatizantes do governo deposto são igualmente perseguidos, e em casos extremos podem ser presos e torturados com intuito de obtenção de informações ouconfissões. Os golpes militares podem ser relativamente "pacíficos", quando não há uma reação popular contrária, ou quando a população apóia os golpistas, mas podem também ser sangrentos, quando apopulação é dividida quanto ao apoio aos golpistas ou quando uma nação estrangeira intervém no processo.
CENÁRIO
No ano de 1961, com a renúncia do presidente Jânio Quadros, haviaassumido o governo do Brasil o vice João Goulart, o Jango. Naquela altura, ministros militares já não aceitaram a posse de Jango, um político que descendia diretamente do getulismo, maispróximo de movimentos populares e sindicalistas emergentes aquela época. Houve ali uma negociação política entre Congresso, cúpula Militar e tropas legalistas, possibilitando a posse (Jangoficaria no poder de 1961 até 1964). Um movimento chamado anti-populista uniu o descontentamento das Forças Armadas e o apoio de alguns de nossos governos civis, reagindo abertamentecontra medidas consideradas de caráter nacionalista anunciadas pelo presidente Jango. Entre estas medidas, as chamadas "reformas de base": reforma administrativa, fiscal, agrária,bancária.
tracking img