Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PVFS – Parallel Virtual File System

Kerson Hilton, André Catanho, Leonardo Brito, Diego de Oliveira, Octávio Augusto

FMN - Faculdade Maurício de Nassau – Curso de Redes de Computadores
kerson12@gmail.com, diego_rochedo@hotmail.com, lnbramone@hotmail.com, andrecatanho@gmail.com, octavio.augusto@click21.com.br

Resumo: O Objetivo principal deste artigo é abordar um dos sistemas dearquivos distribuídos, a qual destacará o Parallel Virtual File System, mais conhecido como PVFS. Onde trataremos das suas características, objetivos, componentes, problemas existentes, entre outros.


1. Introdução

A evolução dos sistemas leva a que as aplicações necessitem cada vez mais de maior poder computacional do que aquele que os computadores sequenciais podem fornecer. Uma maneira decontornar esta limitação é o aumento da velocidade dos processadores e outros componentes de modo a que possam oferecer o poder computacional requerido pelas aplicações.

Uma solução economicamente viável para o problema é a ligação de múltiplos processadores. A estes sistemas dá-se o nome de computadores paralelos, os quais permitem a partilha de tarefas computacionais entre váriosprocessadores.

Durante a década passada vários sistemas computacionais que suportam computação de alto desempenho emergiram. A sua classificação é baseada na maneira como os processadores e a memória são conectados. Podemos dividir estes sistemas em: Massively Parallel Processors(MPP), Symmetric Multiprocessors(SMP), Cache-oriented Nonuniform Memory Access(CC-NUMA), Distributed Systems e Clusters.Atualmente os clusters de PCs têm se tornado cada vez mais populares para aplicações paralelas. Com isso, a demanda por software para esse tipo de plataforma tem crescido também. Hoje em dia podemos encontrar todo tipo de software para o ambiente de computação paralela, como sistemas operacionais confiáveis, sistemas de armazenamento de dados local, e sistemas de envio de mensagens. Dentre os sistemasde arquivos distribuídos iremos abordar o PVFS.

PVFS – é um sistema de arquivos distribuídos para linux e de código aberto, que distribui os dados de arquivos entre diversos servidores e possibilita o acesso concorrente aos dados por múltiplas tarefas de uma aplicação paralela. O sistema é desenvolvido para o uso em larga escala de clusters, focando em acesso de grandes conjuntos de dados. Omesmo consiste de um processo servidor e uma biblioteca cliente, sendo que o código deve ser construído inteiramente na camada de aplicação.

Este sistema foi desenvolvido para prover alta performance e escalabilidade paralela para clusters de PCs Linux., atualmente é mantido por diversos laboratórios e universidades.



2. Características

Um espaço de nomes consistente para todo ocluster
Acesso transparente para as ferramentas já existentes, que ferramentas são estas? Programas e Aplicações, sem ter que recompilá-los.
Distribuição física de dados e m múltiplos nós.
Alta performance de acesso em modo usuário


O Parellel Virtual File System, sistema de ficheiros paralelo, que permite que aplicações série ou paralelo possam armazenar e aceder a dados que estão distribuídosatravés de um conjunto de servidores de I/O. O Acesso é feito através das primitivas usuais de acesso a ficheiros, o que quer dizer é possível abrir, fechar, ler, escrever e procurar em ficheiros PVFS tal como em ficheiros situados na diretoria local.

O principal objetivo, é proporcionar uma alta performance em clusters de estações de trabalho que correm aplicações paralelas. A computação emclusters emergiu recentemente como um método de extrema importância em computações paralelas, sendo o Linux o sistema de operação mais popular em clusters. Os principais objetivos que conduziram ao desenvolvimento PVFS foram a necessidade de existência de uma plataforma de software que permitisse novos desenvolvimentos na investigação em I/O paralelo e sistemas de ficheiros paralelos no contexto...
tracking img