Elementos de maquina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 4

Passo 1

Existem dois métodos para representação de peças em projeções ortogonais. Defina quais são esses métodos de representação de que região eles originam e qual é o adotado pela ABNT?

R: O método europeu, também chamado método do 1º diedro, e o método americano, também chamado método do 3º diedro. O método adotado pela ABNT é o método do 1º diedro.

Defina qual é oobjetivo principal da representação do desenho técnico através de projeções?

R: A representação de objetos em desenho técnico efetua-se através de um sistema apropriado de projeções. Pretende-se que a representação gráfica de um determinado objeto seja clara, simples e convencional, de tal forma que a linguagem utilizada seja facilmente compreendida pelos técnicos que terão de utilizá-la.

Arepresentação de peças no desenho é feita principalmente com projeções ortogonais paralelas de múltiplas vistas. Comente e exemplifique quantas vistas são necessárias para representar um desenho técnico?

R: Em desenho técnico, projeção é a representação gráfica do modelo feito em um plano. Existem varias formas de projeção, entretanto a ABNT adota a projeção ortogonal, por ser a representação maisfiel à forma do modelo. Normalmente a vista frontal é a vista principal da peça. As distancias entre as vistas devem ser iguais e proporcionais ao tamanho do desenho. Duas vistas podem não ser suficientes para determinar a forma de um objeto são necessárias 3 vistas para representar um desenho, vista frontal , vista lateral esquerda e vista superior. Mas isso não se torna um padrão para todos osobjetos como: esferas que são representados por apenas uma vista e desenhos simples sem muitos detalhes que em muitas vezes em apenas duas vistas já são evidentes todos os detalhes.


Quando existem detalhes a serem projetados que não são paralelos (oblíquos) aos planos de projeção são usados obrigatoriamente planos de projeção paralelos a esses detalhes de modo a representá-los na suaverdadeira grandeza. Explique a alternativa do uso das vistas auxiliares?
R: As vistas auxiliares são empregadas para mostrar as formas verdadeiras das superfícies inclinadas contidas nos objetos representados, quando existem detalhes a serem projetados que não são paralelos aos planos de projeção;Resumindo são usadas para observar com mais clareza detalhes que não são vistos em uma única vista .Etapa 5

Passo 1

 A cotagem requer a aprendizagem de um conjunto de regras e princípios, os quais permitem uma fácil e correta interpretação da peça, sendo imprescindível para sua definição, fabricação e controle. Quais são os elementos de uma cotagem?

R: Cotas – são números que indicam as dimensões lineares ou angulares do elemento à unidade das cotas lineares é o milímetrousado nos paises que adotaram o sistema internacional (SI).
Linhas de chamadas – São linhas a traço continuo fino normalmente perpendiculares á linha de cota.
Linhas de cota – São linhas retas ou arcos normalmente com setas nas extremidades, a traço continuo fino, paralelas ao contorno do elemento cuja dimensão define.
Setas – São as setas (ou flechas) como normalmente são chamadas , não sãomais do que as terminações da linha de cota.
Símbolos – Em cotagem existem um conjunto de símbolos denominados símbolos complementares de cotagem que permitem identificar diretamente a forma de alguns elementos melhorando a interpretação do desenho.

Qual é a regra a ser seguida quanto à orientação das cotas?

R: As regras gerais relacionadas com a inscrição das cotas nos desenhos são asseguintes:
1º As cotas indicadas nos desenhos são sempre as cotas reais do objeto independentemente da escala usada no desenho.
2º Cor dos caracteres. Tal como para a representação em geral os elementos da cotagem devem ser apresentados em preto.
3º Dimensão dos caracteres as cotas devem ser apresentadas em caracteres de dimensão adequada a sua legibilidade.
4º Não pode ser omitida nenhuma cota...
tracking img