Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Lista de Exercícios 1

Disciplina: Redes de Computadores
Prof: Gustavo Pasqualini

1) Explique o que são sinais analógicos e digitais, cite exemplos de cada um deles.
  Sinais analógicos são ondas contínuas que “transportam” informações por meio de alteração de amplitude e da freqüência das ondas. Uma tensão positiva pode ser representada por “1” e uma negativa por “0”. Os sinaisanalógicos podem assumir qualquer valor ao longo do tempo, por isso o receptor não consegue verificar se o sinal recebido está correto ou não. Exemplo: luz e som. Já os sinais digitais são ondas que apresentam inúmeras vantagens em relação aos sinais analógicos. Podem assumir somente dois valores em um determinado espaço de tempo, sendo assim mostra com precisão um determinado acontecimento. Ex:aberto/fechado, ligado/desligado.
2) Temos 3 tipos de transmissão de dados, explique cada um deles e diga suas diferenças.
  Simplex: Nesse tipo de transmissão, um dispositivo é o transmissor e outro o receptor, sendo que este papel não se inverte. É uma transmissão de dados unidirecional. Exemplos: comunicação entre duas pessoas via Código Morse, supondo que o receptor não tenha como responder.Half-Duplex: Esse tipo de transmissão de dados é bidirecional, mas por compartilharem um mesmo canal de comunicação não é possível enviar e receber dados simultaneamente. Exemplos: comunicação usando talk-about, Nextel.
Full-Duplex: É a verdadeira comunicação bidirecional, onde os dados podem ser enviados e recebidos ao mesmo tempo. Exemplos: o aparelho telefônico.
3) O que é codificação?  A codificação é definir as propriedades do sinal transmitido para representar as
informações.
4) O que é modulação? Quais tipo temos? Explique resumidamente cada um desses 3 tipos.
  É a conversão de um sinal digital para um analógico, quando houver a
necessidade, que será transmitido pela linha telefônica. Essa operação se chama modulação.
Modulação por Amplitude (AM- AmplitudeModulation): as ondas variam em amplitude: uma amplitude codifica um sinal, como por exemplo, o bit um e uma outra amplitude codifica o outro sinal, como por exemplo, o bit zero.
Modulação por Frequência (FM Frequency Modulation): as ondas variam em frequência ou números de ciclos por segundo; uma frequência codifica um sinal e uma outra frequência codifica o outro.
Modulação por Fase (PM-PhaseModulation): este método faz variar a fase das ondas, as variações podem ser múltiplas e cada variação de fase de uma onda pode codificar vários sinais (bits).

5) Fale sobre a ARPA, qual era sua função, o que ela originou, etc.
A ARPA foi uma organização criada em 1957 por militares e pesquisadores norte-americanos logo após o lançamento do primeiro satélite artificial enviado ao espaço, o Sputinik,pela antiga União Soviética. A ARPA tinha como finalidade descobrir novos avanços tecnológicos de seus “concorrentes” e assim poder evoluir em suas pesquisas e desenvolvimento de equipamentos com uma melhor tecnologia possível. Mais tarde, no ano de 1958 os projetos relacionados às pesquisas espaciais foram transferidos para outra agência, a NASA (National Aeronautics and Space Administration),passando a ARPA a dedicar-se à pesquisa básica de longo alcance, embora ainda realizasse pesquisas voltadas para objetivos militares.
Existia na época uma grande preocupação por parte dos pesquisadores da ARPA com relação à segurança na comunicação em caso de ataque nuclear. Direcionando seus esforços com a intenção de resolver tal problema criaram a ARPANET, a precursora da atual Internet.
6)Fale sobre as características e conceitos dos tipos de redes de LANs, MANs e WANs.
WAN: A redes de área alargada ("Wide Area Network") têm a dimensão correspondente a países, continentes ou vários continentes. São na realidade constituidas por multiplas redes interligadas, por exemplo LANs e MANs. O exemplo mais divulgado é a "internet". Dada a sua dimensão e uma vez que englobam LANs e WANs,...
tracking img