Pim ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A Cia Ultragaz S/A é uma empresa nacional, pioneira na comercialização do gás engarrafado, trouxe ao Brasil uma tecnologia moderna no segmento antes mesmo de alguns países europeus. A credibilidade da marca já dura 70 anos de história. O empreendedor Ernesto Igel, foi o fundador da empresa, um imigrante austríaco que inovou na distribuição do gás LP em fogões e aquecedores noBrasil. Nas ultimas décadas, foram muitas as mudanças, mas a marca continua sendo um dos mais sólidos do país. A empresa apresentou em 2008 um crescimento em relação ao mercado num volume de 1.601 mil toneladas de GPL comercializadas, que representa um crescimento de 3% no segmento de envasado. A receita líquida foi de 3.339 milhões de reais, 7% superior ao resultado de 2007. A expectativa para 2010 éde colher os frutos dos investimentos e expansão empreendida nos últimos anos.

1-FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

1.1-Denominação e Forma de Constituição

A Cia Ultragaz S/A é uma empresa de capital aberto, que é uma forma de constituição de empresas nas quais o capital social pode ser transacionado livremente, já que o mesmo não se encontra atribuído a um nome específico. A empresa égerenciada pela Ultrapar Participações que conglomera outros grandes negócios como Oxiteno, Ultracargo, Ipiranga e Texaco.

1.2-Dados e fatos relevantes da origem da Organização

A Ultragaz foi fundada no Brasil em 1937 através do empreendedor Ernesto Igel, fundador da empresa, um imigrante austríaco que inovou na distribuição do gás LP em fogões e aquecedores no Brasil. Atualmenteemprega cerca de quatro mil pessoas e atua em várias regiões do Brasil. Abastece 10,5 milhões de domicílios e milhares de clientes industriais e comerciais nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do país.

Em 1997, foi à primeira empresa do mundo no setor de Gás LP a receber o certificado ISO 9000 por sua Oficina de Reciclagem de Vasilhames. Em 2002, conquistou a Certificação ISO 9001/2000,a mais nova edição da norma, direcionada à melhoria contínua dos processos.

Pela sua preocupação em aperfeiçoar cada vez mais seus procedimentos, nesse ano será o Sistema de Gestão Integrada (ISO9001, ISO14000 e BS8800), fortalecendo seu compromisso com a sociedade e com o meio ambiente.

1.3-Natureza e Ramo de atuação

A Ultragaz é uma empresa que atua no Setor Petroquímico(Armazenamento, Envasamento, Comercialização e Distribuição de GLP – Gás Liquefeito de Petróleo). A força de trabalho da Ultragaz representa 44 % do Grupo Ultra, e a Ultragaz Mercado Domiciliar Interior de São Paulo possui (8,79%) da força de trabalho da Ultragaz.

1.4-Informação sobre o porte da Empresa

A Ultragaz foi à primeira Empresa de Gás LP no Brasil. Há mais de 70 anos distribuigás de cozinha para quase todo o país. Atualmente, atende 40 milhões de consumidores finais e aproximadamente 40 mil clientes empresariais, o que faz da Companhia uma líder na venda de Gás LP no mercado nacional.

A empresa comercializa, em média, sete milhões de botijões de gás por mês, só em Ribeirão Preto, um total de 15 mil botijões por dia. O faturamento é de R$4 bilhões por ano e estãoentre as seis maiores empresas distribuidoras independentes de Gás LP do mundo.

Com uma enorme infra-estrutura, a Companhia possui 15 Bases de envase e 22 Bases de armazenamento e distribuição do gás de cozinha. São 4200 revendas e uma frota de 2.094 veículos próprios.

Em 2007 o mercado brasileiro de Gás LP cresceu cerca de 2,5% em relação a 2006, hoje esse número já cresceu. Ovolume vendido pela Ultragaz seguiu a tendência do mercado, totalizando 1,6 milhões de toneladas de Gás LP vendido, com destaque para o crescimento d 5% no segmento granel (Empresarial).

1.5- Missão, Visão e Princípios Operacionais

Missão:
- atuar com os melhores padrões de qualidade, segurança e excelência operacional de produtos e serviços;
- fortalecer a marca, promovendo o melhor...
tracking img