Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Condicionamento Operante

Condicionamento Operante ( São respostas voluntárias, o reforço aumenta a freqüência do aparecimento de uma resposta e que a punição diminui o aparecimento da resposta.

• Reforço aumenta a quantidade de freqüência das respostas porque o reforço é sempre bom é sempre um prêmio.

Esquemas de Reforçamento Skinneriano dentro de condicionamento operante

Esquemasde Reforçamento:

1. Contínuo ( para cada emissão correta da resposta do sujeito, o sujeito emite a resposta correta, condicionada corretamente, imediatamente após ele recebe o reforço que no caso do Rato é a gota d’água. Não tem tempo de espera, por isso à relação é de 1/1 (um para um), ou seja, a emissão de uma reposta correta e um recebimento imediato de um reforço.

2. Intermitente(é todo aquele reforçamento que não vem imediatamente após a emissão da resposta. O tipo de reforçamento intermitente pode ser de 4 formas:

1. Razão: Fala-se em produtividade, da quantidade de respostas que o sujeito tem que emitir, ou o que ele tem que fazer para ganhar o reforço. Ou seja, o sujeito deverá emitir várias vezes uma determinada resposta para ganhar um reforço.

Ex: Umexperimentador em um Lab, está condicionando através de um condicionamento operante 2 Ratos de Laboratório. Sendo o 1º rato condicionado em um treino que demorou 35 minutos e em um esquema de reforçamento continuo, onde todas as respostas emitidas corretas eram reforçadas (1/1). O rato B, foi condicionado durante 35 minutos em um esquema de reforçamento intermitente por razão fixa, em uma razão de2/1. No final do treino:

O rato A bebeu– 150 gotas
O rato B bebeu– 150 gotas

Qual dos dois o Rato A ou o B, teve uma maior produtividade em termos de emissão de respostas, ou seja, a produtividade?

R: o rato B teve que pressionar 150 vezes a mais que o rato A, pois a cada 2 vezes que ele pressionava a barra ele ganhava 1 gota de água. Já o rato A, toda vez que apertava a barrarecebia a gota.

2.1.1 Razão Fixa (FR)( Um numero fixo de respostas é exigido para que o reforço seja liberado. Ex: Depois que você vender 30 calcinhas eu te pago 150,00, ou seja, razão fixa de 30/1
2.1.2 Razão Variável (VR)(apenas a primeira resposta emitida após um número médio de respostas é reforçada. O esquema em VR gera uma alta freqüência de respostas e sem pausas após o reforço. Ex:As máquinas de caça-níqueis ou um vendedor que vai de porta em porta.

2. Intervalo: sempre que se fala em intervalo, entenderemos que estamos falando de TEMPO.

1. Intervalo Fixo (FI)( A produtividade do sujeito, a quantidade de respostas diminui, pq ele começa a entender que não depende dele e sim do tempo. Ex.: Vocês só irão receber um ponto na média depois de 15 minutos escrevendouma redação.
2. Intervalo Variável (VI)(  apenas a primeira resposta emitida após um intervalo fixo de tempo é reforçada. O esquema em FI gera uma freqüência baixa de respostas no início do intervalo e aumenta conforme se aproxima o final do intervalo. Ex: Um trabalho da faculdade para entregar daqui um mês, e que agora fazemos muito pouco, mas nas vésperas de entregar fazemos tudo e mais umpouco ou assistir a novela das 7:00 na TV

Condicionamento Clássico

Ivan Petrovich Pavlov – Dedicou-se ao estudo da atividade nervosa superior. Sua descoberta foi a aprendizagem associativa chamada de condicionamento clássico.

Condicionamento clássico ou condicionamento respondente ou Pavloviano( São comportamentos involuntários que agimos e depois pensamos. Processo de aprendizagemcondicionada pela qual um estímulo originalmente neutro (EN) fica associado com um estímulo incondicionado (EI). O estímulo incondicionado é capaz de produzir naturalmente uma série de respostas (RI). Após a ocorrência dessa forma de aprendizagem, o estímulo neutro fica associado ao EI, transformando-se assim em um estímulo condicionado (EC). A principal característica do EC é a sua capacidade de...
tracking img