teste duo-trio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Os alimentos são avaliados seguindo três aspectos fundamentais: nutricional, sensorial e microbiológico. Dentre estes, o aspecto de qualidade sensorial é o mais intimamenterelacionado à escolha do produto alimentício pelo consumidor, através da analise sensorial pode-se determinar a aceitabilidade e a qualidade dos alimentos, com o auxilio dos órgãos humanos (DUTCOSKY, 2007).As indústrias alimentícias sempre se preocuparam com a qualidade sensorial de seus produtos, entretanto os métodos utilizados para medi-la variam em função do estágio de evolução tecnológica. Segundoa ABNT-NBR 12994, de Julho de 1993, os métodos de análise sensorial são classificados como, Métodos Discriminativos, Descritivos e Subjetivos. O método Discriminativo estabelece diferenciaçãoqualitativa e/ou quantitativa entre as amostra, neste encontram-se os testes de diferença e de sensibilidade. Os Métodos Descritivos descrevem qualitativamente e quantitativamente as amostras e os MétodosSubjetivos expressam a opinião pessoal do julgador (OLIVEIRA, 2009).
O teste duo-trio é um método discriminativo que tem a finalidade de determinar se duas ou mais amostras diferem sensorialmente entresi, para isso são apresentadas três amostras ao julgador, no entanto, este faz escolha somente entre duas. Uma das amostras é rotulada como referência (R) ou padrão (P) e as outras duas sãocodificadas com algarismos aleatórios de três dígitos, sendo uma destas idêntica a referência. Aos julgadores é solicitado indicar qual amostra é igual à referência (OLIVEIRA, 2009).
Os julgadores sãoforçados a escolher uma das amostras comparando-as com a padrão, a probabilidade de acertos é de 50% (p = 1/2). A interpretação do resultado se baseia no número total de julgamentos versus o número dejulgamentos corretos. Se o número de julgamentos corretos for maior ou igual ao valor tabelado, conclui-se que existe diferença significativa entre as amostras no nível de probabilidade correspondente. O...
tracking img