RELATORIO DA PRATICA DE TESTE DUO – TRIO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
CENTRO DE CIENCIAS DA SAUDE – CCS
DEPARTAMENTO DE NUTRICAO
DISCIPLINA: ANALISE SENSORIAL
PROF.: Dr. REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO
CLÁUDIA RESENDE CARNEIRO
RELATORIO DA PRATICA DE TESTE DUO – TRIO REALIZADO ADSFLKAJSDFLKAJDSFASKDFJLAKDSJFLFK
TERESINA – PI
NOVEMBRO – 2014
CLÁUDIA RESENDE CARNEIRO
RELATORIO DA PRATICA DE TESTE DUO – TRIO REALIZADOADSFLKAJSDFLKAJDSFASKDFJLAKDSJFLFK
TERESINA – PI
NOVEMBRO – 2014
INTRODUÇÃO
Segundo Dutcoski (2011), existem métodos sensoriais, os quais são classificados em métodos discriminativos, métodos descritivos e subjetivos. E a escolha de um dos métodos deve ser realizada de acordo com o que se deseja analisar.
Os testes sensoriais discriminativos ou de diferença podem ser considerados métodosobjetivos utilizados na analise sensorial de alimentos, bebidas e água com a diminuição dos efeitos das opiniões dos julgadores minimizados. O teste mede atributos específicos pela discriminação simples, indicando por comparação, se existem ou não diferenças estatísticas entre as amostras (Instituto Adolfo Lutz, 2008). Além de o teste medir atributos, Dutcosky (2011) afirma que o teste também podemedir a diferença geral, ou seja, quando se desconhece a natureza da diferença e o teste é denominado não direcional.
Assim segundo o Instituto Adolf Lutz (2008), os testes discriminativos ou de diferença mais empregados em análise sensorial são o triangular, duo-trio, ordenação, comparação pareada e comparação múltipla ou diferença do controle.
O teste Duo-Trio apresenta como vantagens o menornúmero de avaliações, simplicidade de aplicação e pode ser com produtos de sabor forte, e como desvantagem, não identifica a intensidade do atributo. Ele objetiva determinar se existe diferença sensorial entre uma dada amostra e uma padrão, especialmente quando as duas amostras têm suas características desconhecidas pelo julgador. O número de julgadores deve ser no mínimo de sete julgadoresespecialistas ou no mínimo de quinze julgadores selecionados (GULARTE, 2009).
No método duo-trio são apresentadas três amostras ao julgador, no entanto, este faz escolha somente entre duas. Uma das amostras é rotulada como referência (R) ou padrão (P) e as outras duas são codificadas com algarismos aleatórios de três dígitos, sendo uma destas idênticas a referência. Aos provadores é solicitado indicar qualamostra é igual à referência (OLIVEIRA, 2009).
Segundo CHAVES & SPROESSER, (2005) o método Duo‐Trio é bastante utilizado na indústria na área de controle de qualidade, para garantir que amostras ou lotes de produções diferentes sejam semelhantes. É também utilizado para determinar se a substituição de ingredientes, a mudança no processamento, o tipo de embalagem, as condições dearmazenamento ou a seleção de nova fonte de matéria‐prima que resultam em diferença detectável no produto.
Os métodos sensoriais são baseados nas respostas aos estímulos, que produzem sensações cujas dimensões são: intensidade, extensão, duração, qualidade e prazer ou desprazer. Enquanto os estímulos podem ser medidos por métodos físicos e químicos, as sensações são medidas por processos psicológicos.
Aanálise sensorial vem sendo aplicada no desenvolvimento e melhoramento de produtos, controle de qualidade, estudos sobre armazenamento e desenvolvimento de processos (LANZILLOTTI, 1999). O teste que envolve a comparação de mais do que três amostras é denominado de teste de Comparação Múltipla ou de Amostras Múltiplas. A utilização deste teste ocorre quando o objetivo é verificar a um só tempo seexiste diferença significativa entre várias amostras e uma de referência ou padrão, e estimar o grau dessa diferença (DUTRA, 2007).
O teste de comparação múltipla é um teste discriminativo que permite verificar-se existe diferença entre uma amostra controle e uma ou mais amostras teste e estimar o grau de diferença. Entretanto, as amostras não são comparadas entre si e avaliadas com relação a um...
tracking img