Teste de chama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]








EFB501- QUÍMICA







CINÉTICA QUÍMICA – EFEITO DAS CONCENTRAÇÕES DOS REAGENTES E EFEITO DA TEMPERATURA.







FELIPE SETTANNI MISIUK BARBOSA – 11.01219-6
LEONARDO ALVES DE OLIVEIRA - 11.01226-9





Catarina Simone Andrade do Canto






SÃO CAETANO DO SUL
2011



CINÉTICA QUÍMICA – EFEITO DAS CONCENTRAÇÕES DOS REAGENTES E EFEITO DATEMPERATURA.

Felipe Settanni Misiuk Barbosa- felipe.misiuk@gmail.com
Leonardo Alves de Oliveira – leonardooliveira@hotmail.com
Instituto Mauá de Tecnologia, grupo 07, turma 14, laboratório 27.
Catarina Simone Andrade do Canto.

Resumo: A realização destes experimentos mostrou que a velocidade de uma reação pode ser influenciada de diferentes formas, isto é,desde a temperatura até asconcentrações dos reagentes, que podem acelerar ou retardar o término de certa reação. Estudamos o Relógio de Iodo, onde a reação era dada como terminada quando houvesse o aparecimento da coloração azul no sistema. Desta forma foi determinado por meio de gráficos a velocidade média da reação, a ordem da reação em relação ao Iodo e a energia de ativação envolvida em ambas as reações. Já quando relacionado amudança de temperatura, foram feitos experimentos onde também constatou-se se há influencia da temperatura nas reações.

Palavras- Chave: Cinética química, velocidade média, ordem da reação, temperatura e concentração dos reagentes.

1. INTRODUÇÃO

A velocidade de uma reação é a variação da concentração dos reagentes pela variação de uma unidade de tempo. As velocidades das reaçõesquímicas geralmente são expressas em molaridade por segundo (M/s).
A velocidade média de formação de um produto de uma reação é dado por:
Vm = variação da concentração do produto / variação do tempo
A velocidade da reação decresce com o tempo. A velocidade de formação do produto é igual a velocidade de consumo do reagente.
Quando falamos sobre Velocidade da reação, isto é, variação daconcentração dos reagentes / variação do tempo
A velocidade das reações química pode ocorrer em escalas de tempo muito amplas. Por exemplo, uma explosão pode ocorrer em menos de um segundo, a cocção de um alimento pode levar minutos ou horas, a corrosão pode levar anos, e a erosão de uma rocha pode ocorrer em milhares ou milhões de anos. Tais casos foram estudados no relatório, dentro do qual aconcentração do volume do KIO3(ml) foi alterada para que houvesse uma determinada razão do tempo por meio da concentração, relacionando-a com a velocidade média (VM) e da velocidade instantânea (VI) da reação. Se as reações demoram um minuto para ocorrer, são consideradas rápidas. Se as reações demoram mais que um minuto, lentas.
Uma reação química é um rearranjo de átomos provocado pelascolisões (choques) entre as partículas dos reagentes. Para que a reação química ocorra, são necessárias duas condições: • haver afinidade química entre as substâncias, • haver colisões entre as moléculas dos reagentes que levem a quebra de suas ligações para formação de novas ligações (rearranjo dos átomosdos reagentes para formação dos produtos). Em alguns casos, as reações são resultado de colisões entre íons e moléculas, íons e íons, e íons e átomos neutros. Alguns fatores alteram a freqüência de colisões entre os reagentes de uma reação química, aumentando ou diminuindo a velocidade com que ela ocorre. Dentre todas as reações possíveis iremosabordar 2 fatores:
• temperatura;
• concentração de reagentes.
As equações de velocidade de reações químicas, serão estudadas e demonstradas, como por exemplo para a reação: [pic], apresentam uma forma geral:


[pic]

A expressão acima...
tracking img