Teste de chama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Pitágoras
Curso: Farmácia
Alunos:
GILMARA
IRACEMA
MARCIA
PAOLA
SARA

TESTE DE CHAMA

SÃO LUIS
2012ALUNOS:
GILMARA PINTO DA SILVA,
IARACEMA PEREIRA TORRES NETA,
MARCIA CRISTINA FERREIRA DE SOUSA,
PAOLA IZABELA CRUZ DE PAULA,
SARA MAIA DE ABREU.

TRABALHO REALIZADO PARA OBTENÇÃODA NOTA PARCIAL NA MATERIA
DE QUIMICA GERAL DA PROFESSORA CAUDIA GUERRA

SÃO LUIS2012

1.0 INTRODUÇÃO

O teste de chama é um procedimento utilizado em quimica para detectar a presença de alguns ions metalicos baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras geralmente são manuzeadas com um fio de platina previamente limpo com ácido clorídrico para retirarresíduos de analitos anteriores.
O teste de chama baseia-se no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada devalência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, emite umaquantidade de energia radiante, igual àquela absorvida, cujo comprimento de onda é característico do elemento e da mudança do nível eletrônico de energia. Assim, a luz de um comprimento de ondaparticular ou cor, é utilizada para identificar o referido elemento.
A temperatura da chama do bico de Bunsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz aoretornar ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama.

2.0 OBJETIVO

Tal prática teve como...
tracking img