Terremotos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Terremoto (ou sismo) é um termo do Latim “terrae motu” que significa “movimento da terra”. O terremoto é um fenômeno natural caracterizado por um forte tremor de terra.
Os terremotos são também chamados de abalos sísmicos ou tremores de terra. Um abalo sísmico libera rapidamente grandes quantidades de energia e produz ondas elásticas (vibrações) que se propagam por toda a Terra.
Um terremotobasicamente ocorre quando há um choque entre placas tectônicas, que propagam uma enorme onda com seu impacto, que é transmitida de camada em camada até que chegue à superfície, causando assim os abalos que caracterizam os mesmo, onde a variação pode ocorrer de acordo com a intensidade do choque entre as placas tectônicas, que são placas que dividem o nosso planeta em sua parte interna, e é também ogrande responsável pela separação dos continentes, bem como podemos ver no ramo da geografia que o continente africano era próximo ao Brasil, e com o passar do tempo ele se distanciou mais, e continua se distanciando, alguns centímetros por ano.
Teoricamente um terremoto pode ser sentido em algumas cidades com mais intensidades e em cidades próximas ele pode nem sequer ser notado, pois o relevocontribui e muito para o aumento das ondas geradas pelo choque entre as placas tectônicas, bem como a localidade que estiver mais próxima ao epicentro, que é o local exato onde há a colisão entre as placas, com certeza sofrerá mais com o choque.
Após o sismo
Ruídos sísmicos
Alteração do caudal ou nível das fontes, poços e águas subterrâneas
Aparecimento de fumarolas vulcânicasFormação de tsunamis
Escala Richter
A escala Richter, também conhecida como escala de magnitude local (), atribui um número único para quantificar o nível de energia liberada por um sismo. É uma escala logarítmica, de base 10, obtida calculando o logarítmo da amplitude horizontal combinada (amplitude sísmica) do maior deslocamento a partir do zero em um tipo particular de sismógrafo (torção deWood-Anderson).
Pelo fato de ser um escala logarítmica, um terremoto que mede 5,0 na escala Richter tem uma amplitude sísmica 10 vezes maior do que uma que mede 4,0. O limite efetivo da medição da magnitude local M_L é em média 6,8. Em termos de energia, um terremoto de grau 7,0 libera cerca de 30 vezes a energia de um sismo de grau 6,0.
Abrangência e locais afetados
O Círculo de Fogo do Pacífico(ou Anel de Fogo) é uma área formada no fundo do oceano por uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas, coincidindo com as extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta.A região, de cerca de 40 mil km de extensão, tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, abrangendo toda a costa do continente americano, além do Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândiae ilhas do Pacífico Sul.Esta é a área de maior atividade sísmica do mundo. Somente o Japão responde por cerca de 20% dos tremores de magnitude igual ou superior a 6 registrados na Terra.Em média, os sismógrafos captam algum tipo de abalo no Círculo de Fogo a cada cinco minutos. Além disso, mais da metade dos vulcões ativos no mundo, acima do nível do mar, estão localizados nesta área.Alguns dospiores desastres naturais já registrados ocorreram em países localizados no Círculo de Fogo. Um deles foi o tsunami de dezembro de 2004, que matou 230 mil pessoas em 14 países no Oceano Índico, após um tremor de magnitude 9,1.Outros dois desastres famosos na área ocorreram no Chile: o primeiro, em 1960, foi um terremoto de magnitude 9,5 - o mais forte da história - que matou 2 mil pessoas; outrotremor, em 2010, deixou mais de 500 mortos e cerca de 20 mil desabrigados.
Todos os países situados em limites de placas tectônicas estão sujeitos a sofrer terremotos. A lista é muito grande: na América do Sul, todos os países andinos (Chile, Bolívia, Peru, etc); na América do Norte, a costa oeste dos EUA e Canadá; na Europa, Portugal, Espanha, Itália e Grécia; na Ásia, a Turquia, a China, o...
tracking img