Conceito de estado segundo max webber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O presente trabalho realizado no âmbito da disciplina de Pensamento Político III aborda o tema: “O conceito de Estado segundo Max Weber”.
Pretendo ao longo do trabalho extrair de forma clara e objetiva o conceito de Estado sobre o ponto de vista do sociólogo Max Weber.
Este alemão foi indiscutivelmente um dos pensadores mais influentes em várias áreas nomeadamente na sociologia,na política e na sociologia.
Nas sociedades ocidentais modernizadas, o desenvolvimento das várias instituições, económicas, sociais e culturais foram desencadeadas por um processo geral de racionalização. A organização do Estado moderno segundo Weber caracteriza-se por vários aspetos, como a implementação de um comando militar, a agregação de um monopólio do uso da força física, um sistematributário assim como a administração burocrática.
Weber atribuía ao Estado a capacidade de dominação, e dessa forma os indivíduos deveriam obedecer ao poder sem o contestar. Esta dominação é um dos pontos mais observados na conceção do Estado na teoria de Weber, este intelectual distinguia três tipos de poder para se atingir o domínio total dos indivíduos. Ora, o primeiro era o poder tradicional, osegundo era o poder legal e o terceiro referia-se ao poder carismático.
Weber atribuía ao Estado, aos seus serviços administrativos a função de legislar leis, e dessa forma poder obter um maior controle sobre os indivíduos.
Este intelectual considerava que era necessário um Estado ter uma estrutura forte e organizada para que os indivíduos pudessem reconhecer a sua legitimidade e assim obedeceraos seus regulamentos específicos.


O conceito de Estado segundo Max Weber

De forma a iniciar o meu comentário, faço primeiramente uma breve referência a biografia de Max Weber.
Max Weber nasceu na Alemanha a 21 de Abril de 1864,este pensador teve grande influência na Economia, na Filosofia e no Direito. Weber, é por muitos considerado como o fundador da Sociologia, ou maispropriamente do estudo moderno da sociologia. Max Weber foi autor de várias obras, sendo que as que mais se destacaram foram nomeadamente: “A Politica como Vocação”, “A Ética protestante e o espírito do capitalismo” e “A ciência como vocação”.
Focando-me agora no ponto fulcral do meu comentário, Weber considerava que o Estado resultava de uma manifestação histórica da política.
Este estudioso diziatambém que o Estado era uma forma moderna do agrupamento político. O Estado era portanto quem detinha o monopólio da violência e do que se pode chamar de constrangimento físico exercido sobre um determinado território, sendo que este constrangimento é legítimo segundo a perspetiva de Max Weber.
É me claro que sobe a visão de Weber o uso da força, da violência está inteiramente ligado ao conceito deEstado.
Weber também associava ao conceito de Estado a questão da dominação, ou seja dentro do Estado permaneciam as relações de dominação, dominação esta que atuava através do uso da força. A violência que é exercida na conceção de Estado na perspetiva de Weber é uma violência legítima, é o recurso ao uso da força que assegura a existência e organização do Estado.
O constrangimento legítimo queé feito sobre uma sociedade regula-se por leis, pela força militar, numa administração racional e organizada.
Weber considerava também que o Estado se caracterizava por uma instituição económica que tinha o papel de gerir as finanças públicas ou as empresas nacionalizadas. O Estado tinha também o dever de intervir nos mais variados setores, nomeadamente o setor económico, o setor educacional,o setor da saúde assim como o setor da cultura.
O Estado detinha também o poder de coerção sobre os indivíduos, assim como tinha a função de legislar leis para que dessa forma pudesse obter um maior controlo da conduta da sociedade. “ (…)Segundo Weber as leis só existem quando existe a probabilidade de que a ordem seja mantida pelo uso da força, com a intenção de obter conformidade com a...
tracking img