Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Émille Durkehein

Durkheim é apontado como um dos primeiros grandes teóricos da Sociologia, embora Comte possa ser considerado o pai por tê-la batizado. Durkheim e seus colaboradores emanciparam a Sociologia da Filosofia Social e colocou-a como disciplina científica. Sua preocupação foi definir o método e as aplicações desta nova ciência. Ele formulou com clareza o tipo de acontecimento sobreos quais o sociólogo deveria se dar mais atenção: os fatos sociais que deveriam ser o objeto da Sociologia. Para Durkheim, a Sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como encontrar remédios para a vida social. A sociedade, como todo organismo, apresentaria estados saudáveis e doentios.
Durkheim considera um fato social como saudável quando se encontra generalizado pelasociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação ou sua evolução. Assim, o crime, por exemplo, Segundo Durkheim é saudável, não só por ser encontrado em qualquer sociedade, em qualquer época, como também por representar a importância dos valores sociais que repudiam determinadas condutas como ilegais e as condenam a penalidades. A generalidade de um fato social é garantia denormalidade na medida em que representa o consenso social, a vontade coletiva, ou o acordo de um grupo a respeito de uma determinada questão. Quando um fato põe em risco a harmonia, o acordo, o consenso e, portanto, a adaptação e evolução da sociedade estão diante de um acontecimento de caráter ruim e de uma sociedade doente, portanto, normal é aquele fato que não extrapola os limites dosacontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população.
Toda a teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independente daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Embora todos possuam suas consciências individuais, seus modos próprios de se comportar e interpretara vida, podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento. Essa constatação está na base do que Durkheim chamou consciência coletiva.
A consciência coletiva não se baseia na consciência dos indivíduos singulares ou de grupos específicos, mas está espalhada por toda a sociedade. Ela revela o tipo da sociedade, que não seria apenas o produto dasconsciências individuais, mas algo diferente, que se imporia aos indivíduos e perduraria através das gerações.
A consciência coletiva é a forma moral vigente na sociedade. Ela aparece como regras fortes e estabelecidas que delimitam o valor atribuído aos atos individuais. Ela define o que, numa sociedade, é considerado imoral ou criminoso.

* Max Weber

Mostra suas ideias fundamentaissobre o Capitalismo e a racionalização do homem em sociedade. Origem de tal Capitalismo que faz do homem um ser virtual e alienador perante a sociedade que o transforma com as ações sociais. Segundo Weber, o indivíduo é responsável pelas decisões que toma, inclusive pela própria omissão que, de uma forma ou de outra, legitima o poder. É o que Weber denomina de "ação social".
A "ação social"consiste na conduta humana dotada de sentido, de uma justificativa elaborada de forma subjetiva. É o comportamento consentido e planejado. O sentido de ação é relacionado com os outros, ou seja, na ação social os seres humanos ajustam-se de situação para situação. A chave é atuar tendo os outros em mente. Ação social é ação intencional, quando todos se comportam de acordo com o que sefaça. (ex.: usar roupas adequadas a cada situação social)
Existe um planejamento antecipado, através da própria educação (escola, família, ambiente social), que muda em cada sociedade, e nesta a cada momento novo. Somos ensinados. Temos consciência de como devemos nos comportar. Porém existem expectativas alheias.
As características fundamentais da "ação social" são: 

Primeiramente, não...
tracking img