Neoclassicismo erudito no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquise sobre neoclassicismo erudito no Brasil relacionando com a Missão francesa, Grandjean de Montigny, Academia Imperial de Belas Artes e edifícios neoclássicos projetados por arquitetos e engenheiros no Brasil.

No início do século XIX, os exércitos de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal, obrigando Dom João VI, sua família e sua corte a virem para o Brasil. Ao chegarem no Brasil seestabelecem no Rio de Janeiro. A partir de então, por ordens de Dom João VI, o estado começa a passar por suas mais profundas transformações políticas, econômicas, culturais e sociais com o objetivo de igualar o Brasil aos países europeus. Dom João, preocupado com o desenvolvimento cultural, trouxe para cá material para montar a primeira gráfica brasileira, onde foram impressos diversos livros e umjornal (A Gazeta do Rio de Janeiro). Nesse momento, o Brasil recebe forte influência cultural europeia, intensificada ainda mais com a chegada de um grupo de artistas franceses (1816) encarregado da fundação da Academia de Belas Artes, na qual os alunos poderiam aprender as artes e os ofícios artísticos. Esse grupo ficou conhecido como Missão Artística Francesa. Os artistas da Missão ArtísticaFrancesa pintavam, desenhavam, esculpiam e construíam à moda europeia. Obedeciam ao estilo neoclássico, ou seja, um estilo artístico que propunha a volta aos padrões da arte clássica da antiguidade. A missão foi organizada por Joaquim Lebreton e composta por um grupo de artistas plásticos que vieram atualizar o cenário artístico brasileiro, que ainda se encontrava ligado à arte colonial de grandecunho religiosa. Dela faziam parte os pintores Jean-Baptiste Debret e Nicolas Antoine Taunay, os escultores Auguste Marie Taunay, Marc e Zéphirin Ferrez e o arquiteto Grandjean de Montigny.
O Brasil no século XIX passa por suas mudanças mais profundas. No império, o estilo neoclássico contribui para divulgar de forma idealizada, as grandes conquistas do país. A arte brasileira, antes, incentivadaprincipalmente pela igreja católica, baseava sua produção ao redor do tema religioso, no século XIX com o advento da arte neoclássica, retorna aos antigos temas clássicos, voltados para o homem. Como o Brasil não contava com mão de obra qualificada para promover a modernização desejada por Dom João , ele contrata artistas franceses que desejavam sair da França. A chamada Missão Artística Francesaao Rio de Janeiro vem chefiada por Lebreton que traz além de pintores, escultores, arquitetos e músicos dito anteriormente, traz também artífices, ajudantes, mecânicos, serralheiros, ferreiros e carpinteiros. Embora os brasileiros tenham reagido desfavoravelmente à invasão de artistas estrangeiros, esses deixaram uma profunda influência na arte brasileira, principalmente na pintura, na paisagemurbana e na arquitetura.
Com a finalidade de efetivar o objetivo da Missão, promover o ensino artístico no Rio de Janeiro , foi criada uma Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, cuja direção também foi confiada a Lebreton. Naquele momento, porém, a medida não passou de um ato formal, já que a escola ainda demoraria dez anos para sair do papel. A Academia só seria efetivamente instalada em 1826,pelo imperador Dom Pedro I, em prédio projetado por Grandjean de Montigny. A Escola cumpriu papel fundamental na vida artística nacional ao longo de mais de seis décadas, tendo sido a responsável pela implantação no Brasil do ensino de arte em moldes semelhantes aos das academias europeias, fundamentado em sólida formação científica e humanística, bem como em treinamento intensivo baseado nodesenho de observação e na cópia de moldes. A arquitetura elaborada sob influência da Academia era caracterizada pela clareza construtiva e simplicidade de formas. Apenas alguns elementos construtivos como cornijas e platibandas eram explorados como recursos formais. Os corpos de entrada compunham-se de escadarias, colunatas e frontões de pedra aparente, formando conjuntos, cujas linhas severas...
tracking img