Terremotos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Expressivo Colégio e pré-vestibular

Trabalho de Geografia
Terremotos

Aluna: Fabiele Bernardi
301

Xanxerê, 29 de março, de 2011
Introdução:

É de fundamental importância estar sempre bem informado sobre os acontecimentos do mundo. Como com o que esta acontecendo no Japão, e que já aconteceu em outros países como Haiti e Chile.
Para entendermos como ocorre esse fenômeno naturaldevemos aprofundar nosso conhecimento em geografia, como por exemplo, saber da existência de placas tectônicas na litosfera e se elas têm relação com a ocorrência de tremores de terras e tsunamis
Os terremotos e tsunamis ocorrem com a convergência entre duas placas tectônicas, eles podem ser de varias magnitudes, medidos pela escala Richter, sendo que os terremotos abaixo de 3,0 na escala Richternem é sentido.
Com base nesses acontecimentos recentes, o colégio e pré-vestibular Expressivo juntamente com os alunos das turmas 301 e 201, foram fazer uma visita ao museu da PUC – RS.
Onde havia um simulador de terremotos, com uma magnitude de aproximadamente 4,5 na escala Richter. Os alunos que tiveram a oportunidade de ir, pois o simulador estava em manutenção, salientaram que é uma“experiência horrível vivenciada, e que jamais queriam passar por uma situação parecida com aquela”.
Além que havia também, um globo, que mostrava como se forma os tsunamis e terremotos e as regiões onde eles ocorrem mais freqüentemente, e os que possuem perigo de isto ocorrer.

O que são terremotos e como ocorrem

O planeta é formado por três camadas principais: o núcleo (no centro do globo), o manto (aparte intermediária) e a crosta (a camada mais externa). No manto, há uma camada chamada astenosfera, em que está o magma quente e derretido. A crosta é formada pela litosfera, dividida em grandes placas, denominadas tectônicas. Estas placas deslizam por cima do magma e fazem movimentos de convergência ou divergência. No choque entre elas, podem ocorrer terremotos, que são vibrações na litosfera,e podem causar os tsunamis quando ocorridos dentro do oceano como foi o caso do Japão.

Terremoto Haiti em 2010

Foi um terremoto que teve seu epicentro a cerca de 25 quilômetros da capital, na terça-feira, 12 de janeiro de 2010. O abalo alcançou a magnitude 7,0 na escala Richter e ocorreu a uma profundidade de 13 km. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha estima que cerca de três milhões depessoas foram afetadas pelo terremoto .

Localização do epicentro

O terremoto causou grandes danos a Porto Príncipe, e outros locais da região. Milhares de edificações, incluindo os patrimônio de Porto Príncipe, a principal prisão do país, e todos os hospitais, foram destruídas ou gravemente danificadas. A Organização das Nações Unidas informou que a sede da Missão das Nações Unidas para aestabilização no Haiti localizada na capital, desabou e que um grande número de funcionários da ONU havia desaparecido.
O terremoto vitimou mais de 100 mil pessoas e atingiu de maneira direta outros 3 milhões de habitantes do país, aonde todos os fatores, como a pobreza, os baixos investimentos, a economia precária, os abusos em toda a sua história e, sua localização, contribuíram para o desastreÉ situado na placa do Caribe, é cercado por três encontros tectônicos: ao norte, o choque entre a placa do Caribe e a placa Norte-americana; a sudoeste, um encontro entre a placa do Caribe e a placa de Cocos; e, ao sul, a placa Caribenha faz fronteira com a placa Sul-americana. O que causou o abalo sísmico no Haiti foi justamente a movimentação entre as placas do Caribe e a Norte-americana.

Omovimento de placas que provocou o abalo no Haiti

Muitos países responderam aos apelos pela ajuda humanitária, prometendo fundos, expedições de resgate, equipes médicas e engenheiros. Sistemas de comunicação, transportes aéreos, terrestres e aquáticos, hospitais, e redes elétricas foram danificados, o que dificultou a ajuda nos resgates e de suporte. Ocorrendo confusões sobre o comando das...
tracking img