Terremotos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Terremotos

O terremoto é um abalo violento do solo que dura de um á dois minutos. O chão começa a tremer e provoca o desmoronamento de casas, os móveis caem e os vidros das janelas quebram. Emcasos mais violentos os prédios desmoronam e pontes são destruídas.
Por muito tempo, acreditou-se que o Brasil estivesse a salvo dos terremotos por não estar sobre as bordas das placas tectônicas –o movimento dessas placas estão entre as principais causas dos terremotos.
No entanto, sabe-se que os tremores podem ocorrer inclusive nas regiões denominadas “ intraplacas”, como é o casobrasileiro, situado no interior da Placa Sul- Americana. Nessas regiões, os tremores são mais suaves, menos intensos e dificilmente atingem 4,5 graus de magnitude.
Ainda segundo dados levantados a partir daanálise de mapas topográficos e geológicos, as regiões que apresentam o maior número de falhas são o Sudeste e o Nordeste, seguidas pelo Norte e centro-oeste, e, por ultimo, o Sul.
Os terremotos deescala muito alta afetam o planeta de diversas formas. Pode ser no âmbito financeiro, como as bolsas de valores, no âmbito material, como destruição de pontes, casas, prédios etc. E atinge sem dó e nempiedade a população, pois os tremores podem liquidar com milhares de pessoas em questão de minutos.
Os prejuízos são diversos, desde a destruição de casas e prédios, as cidades são muito afetadas.Principalmente com a destruição de ruas, pontes etc. A população sofre com isso pois são obrigados a receberem ajuda humanitária, passam fome, perdem seus bens materiais e além disso a auto estima ficamuito abalada.
A fiscalização fica a cargo da Defesa Civil de cada país com diversos profissionais que juntos formam uma equipe para monitor e controlar os abalos sísmicos causados por terremotos.Esse monitoramento é realizado através de um aparelho chamado sismógrafo e tem por função registrar qualquer alteração na superfície terrestre. Os profissionais vão desde ambientalistas até Geólogos....
tracking img