Terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O MERCADO DE PRODUTOS PARA A TERCEIRA IDADE

Valtilene Costa
João Maurício Carvalho Beserra

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre o mercado de produtos para a terceira idade na sociedade brasileira e as suas implicações para o consumidor em questão. Estas transformações na composição populacional brasileira vêm ocasionando diversas agitações como a renda percapta, da aposentadoria ao trabalho, do crescente aumento de participação nos lares, etc,. Focar na terceira idade como um novo grupo de consumidores que estão apostando nas empresas de inovação para a apresentação de novos produtos mercadológicos. As empresas que trabalham com produtos voltados a esse seleto grupo terá que cada vez mais inovando em seus produtos, suas pesquisas, pois eles não sãoexigentes como os jovens e aprendem com facilidade.

Palavras-chave: Consumo. Produtos. Terceira-idade.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, as empresas encaram uma exasperada concorrência em busca de conquistas no mercado para os consumidores por meio de constante busca de informações no que diz respeito às suas necessidades e desejos.
O mercado consumista está cada vez maior, ficando intenso nosúltimos anos, e é muito importante que as empresas tenham conhecimento disso, para fazerem alterações em seus produtos e serviços prestados a população idosa.
A Revista EXAME de 23 de abril de 2008, na década de 1950, a população brasileira apresentava elevadas taxas de crescimento, combinação da falta de informação dos usos contraceptivos aumentando assim, a taxa de natalidade e dirimindo amortalidade infantil. Essa população crescia em média de 3% ao ano – taxa que nas décadas posteriores, caiu até 1,4%.
Simultaneamente, a expectativa de vida no país aumentou da média de 51 anos para mais de 73 anos atualmente. Com esse ritmo, em 2050, ao nascer, os brasileiros terão uma esperança de vida de quase 81 anos. Fazendo assim, as empresas terem uma visão voltada para o mercado consumidor daterceira idade. Porque serão eles os consumidores do futuro, já que a busca por informação, estudo está bastante agressiva.
O tema terceira idade vem sendo abordado tanto em países desenvolvidos quanto nos chamados de terceiro mundo – subdesenvolvidos. No Brasil, o envelhecimento da população é um fenômeno relativamente recente, que está sendo estudado por especialistas para entender melhor suasnecessidades e seus desejos.
O mercado de produtos para a terceira idade vem crescendo com bastante fervor. Não somente os supermercados, as farmácias já detêm esse consumidor, mas outras empresas já estão de olho desse potencial consumidor. Por ser ainda um mercado inovador é que as empresas já existentes estão trabalhando para melhor servir esse cliente em potencialidade.
São eles na maioriados lares que sustentam seus familiares. Sua aposentadoria, quando aposentados, é a maior renda do lar. Quando aposentados e voltam a trabalhar esse rendimento é maior ainda, pois como aposentados esse rendimento é bem menor, fazendo com que eles voltem ao mercado de trabalho para suprir a demanda da oferta que é grande.
O Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE fezuma explanação sobre a diminuição da proporcionalidade de jovens e o aumento de idosos no Brasil. Não deixando de visitar nenhum domicílio porque é importante o resultado dessa representatividade ao país.
Com essa representação, as empresas observam que precisam mudar seu ponto de vista sobre o grupo da terceira idade, pois estão consumindo mais, viajando, não foi à toa que a empresa CVC de turismotem uma lucratividade sobre este mercado em expansão.

2 O GRANDE DESAFIO – ELABORAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS PARA A TERCEIRA IDADE

Desde o início do mundo se inova, se cria, se transforma algo em outro, ou ainda aprimoramos aquilo que já temos. É bastante simples quando se diz: vamos inventar criar algo para um determinado grupo de pessoas. Mas, na hora de colocar em prática isso foge de...
tracking img