Leucemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LEUCEMIA
O termo leucemia (do grego leukos λευκός, "branco"; aima αίμα, "sangue") corresponde a um conjunto de neoplasias malignas que atingem o sangue e possuem origem na medula óssea.
Podemos classificá-las em:
* Leucemias Agudas — é caracterizada pelo crescimento rápido de células imaturas do sangue. O tratamento deve ser imediato pela rápida progressão e acumulo de células malignas queinvadem a circulação periférica e outros órgãos. Geralmente acomete em crianças, adultos e jovens.
* Leucemias Crônicas — é caracterizada pelo aumento de células maduras mas anormais. Sua progressão pode demorar de meses a anos. Geralmente acomete pessoas mais velhas.
Podemos, ainda, classificá-las segundo a linhagem celular comprometida:
* Leucemias Linfóides — comprometimento dalinhagem linfóide
* Leucemias Mielóides — comprometimento da linhagem mielóide
A sua causa (etiologia) precisa é desconhecida. Sabe-se que, a depender do subtipo, estão envolvidas alterações gênicas e cromossômicas específicas.
Tem como característica a proliferação anormal de células na medula óssea — onde origina-se o sangue — o que pode acabar por suprimir a produção de células normaisLeucemia Linfóide Crônica
A leucemia linfóide crônica resulta de uma lesão adquirida (não hereditária) no DNA de uma única célula, um linfócito, na medula óssea.
A doença não está presente no nascimento. Cientistas ainda não sabem o que produz essa lesão no DNA de pacientes com LLC. A lesão no DNA da célula confere uma maior capacidade de crescimento e de sobrevivência à célula, o que a torna anormale maligna (leucêmica). O resultado desse dano é o crescimento descontrolado de células linfóides na medula, levando invariavelmente ao aumento no número de linfócitos no sangue. As célula leucêmicas acumuladas na medula nos casos de leucemia linfóide crônica não impedem a formação de células normais, como ocorre no caso da leucemia linfóide aguda. Essa diferença importante da leucemia agudaexplica a evolução menos grave da leucemia linfóide crônica.

Causas e Fatores de Risco
Diferentemente dos outros principais tipos de leucemia, a leucemia linfóide crônica não é associada a altas doses de radiação ou à exposição ao benzeno. Parentes de primeiro grau de pacientes com a doença têm cerca de 3 vezes mais chance de terem a doença do que outras pessoas. Mas isso deve ser interpretado comcuidado. Por exemplo, uma pessoa com 60 anos, filho ou irmão de paciente com leucemia linfóide crônica, teria 3 chances em dez mil, de desenvolver a doença, comparado com uma chance em dez de pessoas com 60 anos sem um histórico familiar de leucemia linfóide crônica. A doença é incomum em indivíduos com menos de 45 anos de idade. Por ocasião do diagnóstico, 95% dos pacientes têm mais de 50 anos ea incidência da doença aumenta dramaticamente depois dessa idade.

Sinais e Sintomas
Os sintomas da leucemia linfóide crônica normalmente aparecem gradualmente. Os pacientes se cansam mais facilmente e podem sentir falta de ar quando fisicamente ativos. Podem perder peso, apresentar infecções recorrentes de pele, pulmões, rins e em outros órgãos. O aumento dos gânglios linfáticos do pescoço,regiões inguinais, aumento do fígado e baço são freqüentes. Esse aumento é bastante lento e pode passar despercebido ao paciente, porém, é freqüentemente observado no exame físico. Após a divulgação da prática do hemograma nos exames de check-up, a LLC passou a ser diagnosticada precocemente numa fase totalmente assintomática. Hoje em dia, 50 a 60% dos casos de LLC são diagnosticados sem nenhumsintoma.
No estágio inicial da doença, a leucemia linfóide crônica tem pouco efeito no bem-estar da pessoa. A doença pode ser descoberta devido a anormalidade detectadas no hemograma, realizado por ocasião de exames periódicos ou quando o paciente está em tratamento de outra doença.
O número elevado de glóbulos brancos é a pista mais comum que leva o médico a considerar o diagnóstico de leucemia...
tracking img