Terapia familiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Fluminense - UFF Psicologia Fundamentos da Clínica

Bruna Coelho Zucatelli Carla Nogueira Sampaio Stefânia Mocelin Florentino

Terapia Familiar

Rio das Ostras, Novembro, 2011.

Universidade Federal Fluminense - UFF Psicologia Fundamentos da Clínica

Bruna Coelho Zucatelli Carla Nogueira Sampaio Stefânia Mocelin Florentino

Terapia Familiar

Trabalho disciplinaapresentado Fundamentos

à da

Clinica do curso de Psicologia da Universidade – UFF, Federal como

Fluminense

requisito parcial para avaliação do 4º período. Patrícia.

Rio das Ostras, Novembro, 2011.

INTRODUÇÃO

Neste trabalho constarão as idéias que levaram ao surgimento da terapia familiar, abordando assim os seus dois campos: terapia familiar sistêmica e terapia familiarpsicanalítica. Valendo destacar que ambos os enfoques, tiveram inicio com os estudos a cerca dos esquizofrênicos, e alguns terapeutas como Palazzoli e Haley que trabalhavam com a perspectiva sistêmica da terapia familiar, já Eiguer e Ruffiot, preferiam a perspectiva psicanalítica dessa abordagem, e há ainda os que tentam sintetizar as duas abordagens para trabalhar com os casais e as famílias, poisé muito importante ressaltar que ambas concepções são importantes e uma não exclui a outra mesmo tendo que atender a demanda da família com um desses referenciais, não se deve manter preso a somente uma das abordagens.

Terapia Familiar:  Surgimento da Terapia Familiar:

A terapia familiar tem suas contribuições provenientes da biologia, informática e das próprias idéias provinda da área dapsicologia, como na teoria de Freud, este que já estudava a cerca do relacionamento familiar, e considerava ser muito importante levar em conta não só os sintomas e as questões somáticas do histérico mais também as suas relações familiares e sociais. Em outros momentos de seus estudos considerava que as famílias também eram dignas de interferir no próprio processo analítico, levando este até aineficácia, pois destaca que no caso da neurose provinda de conflitos com integrantes da família, esses membros optam por não ferir os seus interesses a contribuir para a melhora do doente da família. Entretanto, sabemos que Freud não elabora nenhuma teoria a respeito de uma maneira de fazer o tratamento e atendimento a família. Outro contribuinte para o surgimento da teoria familiar foi AlfredAdler, este elabora sua teoria destacando o desenvolvimento da personalidade, a relevância entre as relações sociais. Partindo dessa teoria, Sullivan outro percussor da terapia familiar, considera que as relações embaraçadas entre as pessoas resultam nas doenças mentais, e para que estas sejam tratadas necessita partir do contexto familiar e social. Frieda Fromm-Reichman, outro precursor da terapiafamiliar, dedica seus estudos a investigar a cerca da esquizofrenia, e para isso estuda a relação entre mãe e filho para visualizar como se dá esquizofrenia, tentando assim visualizar como se acontece a relação entre o individuo esquizofrênico e sua mãe. Outra idéia que leva a formação da terapia familiar foi à questão de reformular o atendimento psiquiátrico, no final da segunda guerra, onde asrelações próximas do individuo doente passam ser avaliado como o seu próprio tratamento, considerando então que a melhora do paciente vai se suceder na medida em que as desordens aparecidas entre os integrantes hospitalar e o doente, forem trabalhadas. Posteriormente, Pichon-Rivière ao tentar compreender a doença mental, passa a considerar também a concepção de família, como integrante do quadro dadoença.

Como percebemos todas essas teorias e idéias contribuíram para o aparecimento dos estudos e pesquisas exatamente na área da terapia familiar, e então leva formulação da terapia destinada ao atendimento à família. Mas, nos anos 50, por exemplo, a família passa a ter uma grande importância na contração e na conservação da doença mental, porém ainda não se permitia ter contado com a...
tracking img