Alguns pontos sobre as escolas de chicago, frankfurt e palo alto.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.A Escola de Chicago preocupava-se com a forma na qual o homem interagia com as novas mídias, com isso, estudavam a comunicação, incluindo os aspectos físicos e econômicos dessa interação. Porém,não incluía nesse estudo o aspecto cultural, não estudando também, qual o conteúdo que seria vinculado por esses novos meios de comunicação. Basicamente, eles buscavam medir quais efeitos os meios decomunicação causavam na sociedade e nos indivíduos. Para eles a comunicação tinha diversas funções, entre elas a de integrar, vigiar, entreter e educar, mas eles também afirmavam que os meios decomunicação têm sempre a intenção de persuadir aqueles que recebem a mensagem emitida e que esses espectadores são previsíveis e alienáveis.
Já para Frankfurt, o estudo do conteúdo era fundamental. Osestudiosos tinham como base de pesquisa os processos de alienação gerados pelo sistema capitalista através dos novos meios, e para eles a única solução para vencer esses processos era transformando osmeios de comunicação em agentes educativos, para que assim toda população tivesse acesso ao que eles consideravam alta cultura. Já para Walter Benjamim, que tinha pensamentos diferentes da maioria dosoutros teóricos, os meios de comunicação geraram a sua própria cultura. Frankfurt também foi responsável pela criação do conceito de Indústria Cultural, que para eles era como um único poder dedominação, sendo assim, os indivíduos seriam manipulados através dos meios de comunicação e com isso esses seriam guiados pelo sistema que anularia a capacidade crítica e as suas individualidades.

2.Emrelação ao que se trata de ênfase metodológica, Chicago e Palo Alto tinham vertentes diferentes. Enquanto em Palo Alto alguns estudiosos estavam baseados na elaboração teórica, em Chicago, devido o inicio deseus estudos sociais terem se dado por conta do fluxo migratório por eles sofrido e as transformações trazidas por ele, os estudos tinham como base o empirismo. Na Escola de Chicago a cidade,...
tracking img