Terapia com adolescentes em grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
FACULADE DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS
CURSO DE PSICOLOGIA
PROFESSORA RAQUEL NETO
ALEXSANDRA DE SOUZA COELHO
CLÁUDIA ELIANE CAETANO



TERAPIA COM ADOLESCENTES EM GRUPO
COM ENFOQUE FENOMENOLÓGICO

























2012.
RESUMO

Este trabalho acadêmico tem como finalidade compreender a relação daadolescência com os conceitos existenciais de liberdade, responsabilidade e dimensão corporal, como esses conceitos são vivenciados na adolescência. Para a elaboração deste trabalho academico foram utilizados embasamentos teóricos da Abordagem Existencial Fenomenológica e a vivência do estagio com grupo de adolescentes na clinica de psicologia do centro universitário Newton Paiva.Palavras-chaves: Adolescência; Liberdade; Responsabilidade; Dimensão Corporal.

Introdução:

O presente trabalho acadêmico tem como objetivo mostrar a contribuição da psicologia existencial fenomenológica e trazer um pouco da nossa trajetória durante o estágio IV. A fenomenologia surge, como corrente filosófica, se opondo ao cientificismo e a metafísica, perspectiva predominante no pensamento ocidental emmeados do século XIX. O discurso metafísico crê na unicidade da verdade e na busca de uma perspectiva que seja absoluta, enquanto que a fenomenologia aponta para uma relatividade da perspectiva do conhecer e da verdade, ou seja, nenhuma verdade, seja qual for à perspectiva do saber que se adote, pode ser se não relativa (Critelli, 1996).

Relatamos a caracterização e as vivências comuns deestágio com adolescentes em grupo, além das opiniões oriundas de vários momentos de troca e discussões a respeito das experiências vividas, e, individualmente, registro os aspectos mais singulares da nossa vivência repassado na supervisão com a professora Raquel, que nos possibilitou o exercício de uma escuta mais apurada e intervenção clínicas a partir da compreensão da relação, entre terapeuta ecliente como um encontro existencial: Citamos alguns tópicos que foram norteadores de nossos encontros, na clínica com os adolescentes e também em nossa supervisão. Aprofundar a compreensão dos pressupostos teórico-filosóficos do Humanismo,existencialismo e Fenomenologia por meio da experiência clínica supervisionada; amparar as primeiras experiências profissionais por meio da supervisão que facilitou acompreensão dos fenômenos emergentes nessa experiência; utilizamos os momentos de supervisão em grupo para compartilhar experiências Individuais do estágio ajudando-nos a compreendê-las.


Assim, segundo Perls (1997),

em psicoterapia procuramos a instigação de situações inacabadas na
Situação atual, e, por meio da experimentação atual com novas atitudes e novos materiais da experiência dodia-a-dia concreto visamos uma integração melhor. O paciente não se lembra de si mesmo, simplesmente reembaralhando as cartas, mas ‘acha e faz’ a si próprio (p. 48).


Atendimento com Adolescente

O atendimento com adolescentes pode demandar do psicoterapeuta maior atenção
às características psicológicas gerais dessa “fase”. É mais frequente, por exemplo, certa instabilidade nas questões queo trazem até a psicoterapia; sendo relativamente comum: a inconstância do foco, do discurso e das atitudes perante o processo em questão.

É devido a fatores como esses que é importante prolongar os contatos iniciais, de forma a estabelecer na relação psicoterapeuta-cliente, além da confiança abertura. Necessário um momento a mais para a satisfação da insegurança característica dessa fase edúvidas que estão implicadas notadamente nestes discursos. O adolescente pode encontrar dificuldades para se fazer entender caso o psicoterapeuta não esteja atento para seus padrões de comunicação. Sendo fundamental que o profissional esteja minimamente integrado às conjecturas de sua linguagem (sejam elas, gírias, culturas urbanas, músicas, estilos, etc.), entendendo-as em sua forma genuína de...
tracking img