Terapia ocupacional e medida socioeducativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TERAPIA OCUPACIONAL E MEDIDA SOCIOEDUCATIVA





Atenção da Terapia Ocupacional

Na atuação em medida socioeducativa a Terapia Ocupacional direciona suas ações evidenciando a atuação diretaao indivíduo na tentativa de evitar a fragmentação de todo o contexto na qual está inserido, pensando sua prática contra teorias redutoras que impossibilitam a compreensão do movimento real, dahistória e da vida do sujeito.
A Terapia Ocupacional acredita no potencial humano de realidade transformável aposta em uma prática pautada no sujeito de direito, apto a redirecionar suas ações práticas apartir de dinâmicas cotidianas que produz significado social.
As ações de terapia ocupacional são voltadas a dar centralidade aos conflitos que cotidianamente envolvem a vida do adolescente, aspectosrelacionados a saúde física, mental, social, afetiva e familiar que transcende a barreira institucional.
ATIVIDADES REALIZADAS OBJETIVO



Acolhimento Além de realizar uma investigação diagnósticados casos e do objetivo em saúde a terapia ocupacional aproveita o ensejo para iniciar o vínculo terapeuta-paciente, no intuito de levantar hipóteses para interpretação da realidade que se apresenta.Atendimentos individuais A atenção individual geralmente é realizada para iniciar uma aproximação e/ou esclarecer fatos e necessidades particulares. Os atendimentos da terapia ocupacional sãodirecionados para abordagens grupais.
Educação em Saúde Levar ao conhecimento do adolescente a discussão sobre temas como: Sexualidade, Gravidez na adolescência, planejamento familiar, organizaçãofamiliar, drogadição, violência (física, sexual, psicológica...), Saúde sexual, saúde emocional dentre outras.
Grupos Socioterapeuticos São realizados pela terapia ocupacional que investe no contatopróximo, na formação de vínculos, na construção da confiança, no estimulo da autonomia, pretendendo alcançar a emancipação do sujeito, onde através do “fazer”, as atividades são construídas partindo da...
tracking img