Teorias organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADM0752 – Profa. Gabriela Bossardi – Abordagem Clássica da Administração

ORIGENS Revolução Industrial: • • Crescimento acelerado e desorganizado das empresas (aumento de complexidade das organizações e diminuição do empirismo); Necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações (aumento da competição; surgimento dos monopólios; produção em massa; aumento do nº. deassalariados)

AA dministração dministração CC ientífica ientífica

TAYLOR

Ênfase nas Tarefas

Abordagem Cláss ica Abordagem Cláss ica da da Administração Administração

Teoria Teoria CC lássica lássica

FAYOL

Ênfase na Estrutura

TAYLOR FAYOL

Estados Unidos França

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA TEORIA CLÁSSICA

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA:
Preocupação Básica: Aumento da produtividade ⇔eficiência Nível Operacional; Ênfase na análise e divisão de trabalho Nível operacional; “Baixo para cima” (operários → supervisores → gerentes); “Partes” (operários e seus cargos) → “Todo” (organização industrial)

1

ADM0752 – Profa. Gabriela Bossardi – Abordagem Clássica da Administração

Método de Trabalho; Movimentos necessários para execução de uma tarefa; Tempo-padrão determinado paraa execução.

Análise e detalhamento das tarefas → Especialização do Operário e O.R.T., (Reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, cargos, etc.) Engenheiros → Engenharia Industrial (concepção pragmática / tarefas)

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO:
Preocupação Básica: Aumento da Produtividade ⇔ forma e disposição dos órgãos componentes da organização (áreas, departamentos, setores) e desuas inter-relações estruturais. “Cima para baixo” (direção → execução); “Todo” (organização) → “Partes componentes” (departamentos)

Tanto TAYLOR quanto FAYOL

trabalharam em busca de uma MAIOR EFICIÊNCIA

⇒ Taylor: acreditava que a melhoria da eficiência da organização seria alcançada através da O.R.T. (Organização Racional do Trabalho) em conjunto com a soma da melhoria das eficiênciasindividuais. ⇒ Fayol: um aumento na eficiência da organização como um todo, levaria a um aumento a eficiência dos departamentos e das pessoas envolvidas.

TEORIA CLÁSSICA – Funções Básicas da Empresa: 1- TÉCNICAS – produção 2- COMERCIAIS - compra, venda, permutação 3- FINANCEIRAS - procura e gerência de capitais 4- SEGURANÇA - proteção e preservação dos bens e das pessoas 5- CONTÁBEIS -inventários, registros, balanços, custos e estatísticas 6- ADMINISTRATIVAS - Relacionadas com a integração entre a cúpula e as outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.

2

ADM0752 – Profa. Gabriela Bossardi – Abordagem Clássica da Administração

FUNÇÕES UNIVERSAIS DA ADMINISTRAÇÃO PREVISÃO - Envolve a avaliaçãodo futuro e aprovisionamento em função dele. Unidade, continuidade, flexibilidade e apreciação são os aspectos principais de um bom plano de ação. ORGANIZAÇÃO - Proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social. COMANDO - Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados nointeresse dos aspectos globais. COORDENAÇÃO - Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e seu sucesso. Ela sincroniza coisas e ações em suas proporções certas e adapta os meios aos fins. CONTROLE - Consiste na verificação para certificar se todas as coisas ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo élocalizar as fraquezas e erros no sentido de retificá-las. Estes são os elementos da administração que constituem o chamado processo administrativo, e que são localizáveis em qualquer trabalho do administrador em qualquer nível ou área de atividade da empresa. Em outros termos, tanto o diretor, o gerente, o chefe, o supervisor, o encarregado - cada qual em seu nível - desempenham atividades de...
tracking img