Teorias motivacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

RESUMO DAS TEORIAS MOTIVACIONAIS

Disc.: Desenvolvimento Gerencial eInterpessoal
Prof.: Patrícia Wheber
Aluno Gustavo Lucas Ferreira

NATAL, 07 de março de 2012.

Resumo sobre Teorias da Motivação
As teorias motivação estão divididas em dois grupos conhecidascomo teorias de conteúdo e teorias de processo. As Teorias de Conteúdo ou baseadas em necessidades sugerem que a chave para a motivação no trabalho é um ambiente que reaja de forma positiva àsnecessidades dos trabalhadores. As teorias gerais de conteúdo são aquelas que se dedicam à análise do comportamento humano.
Na segunda divisão são abarcadas a teoria das necessidades de Abraham Maslow, ateoria ERG de Alderfer e a teoria dos motivos de David McClelland. A primeira entende o homem como alguém que busca satisfazer desde as suas necessidades mais básicas até as mais complexas em cinconíveis, e quando um nível de necessidade é satisfeito passa-se automaticamente para a satisfação do imediatamente posterior.
A segunda, similar a primeira, só defende três níveis hierárquicos denecessidades sendo eles obtidos por via de agrupamento de categorias: necessidades de existência, compreendendo as necessidades fisiológicas e de segurança; necessidades de relacionamento, diz respeito àsnecessidades sociais; e por fim, as necessidades de crescimento correspondem as necessidades de autorrealização.
A última indica que existem necessidades aprendidas socialmente e aprendidas com oambiente. São elas: as necessidades de realização, as necessidades de afiliação e as necessidades de poder. Esta mostra a capacidade de influenciar os outros, essa corresponde a necessidade de construirrelacionamentos, enquanto aquela indica o desejo de alcançar alguma coisa complicada e/ou difícil.
Ocorre também a teoria bifatorial de Herzberg, a qual é norteada por dois fatores que implicam...
tracking img