Teorias da adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ALESSANDRA RENATA SOARES PERAL RA 300579
FRANCIELLE ALVES CABRAL RA 288761
SANDRA REGINA MARTIN RA 300573

TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO

CAMPO GRANDE
SETEMBRO/2011

ALESSANDRA RENATA SOARES PERAL RA 300579
FRANCIELLE ALVES CABRAL RA 288761
SANDRA REGINA MARTIN RA 300573



TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃOTrabalho acadêmico da disciplina de Teoria Geral da Administração, do curso de graduação em Administração apresentado à Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação à Distância, realizado sob a orientação da Prof° Adriano Borges.

CAMPO GRANDE
SETEMBRO/2011

SURGIMENTO DA TEORIA CLASSICA
Como consequência da Revolução Indústrial, segundo Chiavenato (2003), houve um crescimentodesordenado e caótico das empresas. Os recursos eram mal aproveitados, portanto havia a necessidade de aumento da eficiência e de substituição do empirismo por métodos científicos.
Esse contexto foi propício para que surgissem quase paralelamente as escolas pioneiras da Administração: a Administração Científica e a Teoria Clássica. O fundador da Administração foi o engenheiro americano FrederickWinslow Taylor (1856-1915). De acordo com Chiavenato (2003), Taylor identificou três males nas indústrias (vadiagem sistemática, desconhecimento pela gerência do trabalho dos operários e falta de uniformidade dos métodos de trabalho). Para solucionar esse problema, Taylor propôs a Organização Racional do Trabalho (ORT), que se propõe a buscar a mais rápida e eficiente forma de se executar umatarefa, substituindo assim a observação de companheiros vizinhos, o que levava a diversas formas de execução.
Quase paralelamente à Administração Científica, surgiu a Teoria Clássica de Henri Fayol (1841-1925). Ao contrário de Taylor, que deu ênfase às tarefas, Fayol, por ter sido um homem de cúpula de grandes empresas, acreditava que a melhor forma para se atingir a eficiência era garantir acorreta disposição dos órgãos componentes. Para que as organizações conseguissem dispor a organização da melhor maneira possível e, consequentemente, atingir a eficiência máxima, Fayol estabeleceu as funções básicas do administrador e da empresa, os elementos e princípios da Administração.
Apesar de serem utilizados por alguns como sinônimos, existem pontos de divergências muito marcantes entre aAdministração Científica de Frederick Taylor e a Teoria Clássica de Henri Fayol. Segundo Chiavenato (2003), enquanto Taylor deu ênfase à tarefa, Fayol deu foco à estrutura. Taylor se preocupou com a Organização Racional do Trabalho (ORT), que, por meio da análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos, do estudo da fadiga humana, da padronização dos métodos e da especialização do trabalho,buscava as condições que permitissem ao operario produzir com o máximo de eficiência.
Por outro lado, Fayol enfatizou a estrutura, dividindo a organização em cinco funções (técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa), definindo os dezesseis deveres dos gerentes, os quatorze princípios gerais da Administração e os cinco elementos da Administração (POCCC). É precisotambém ressaltar os pontos de convergências entre as duas teorias da Abordagem Clássica, como: a concepção de homo economicus, segundo a qual as vantagens financeiras são os únicos fatores motivadores e o mesmo objetivo (máxima eficiência)
.

A IMPORTANCIA DA TEORIA CLASSICA NO PASSADO E NOS DIAS ATUAIS
A Teoria Clássica da Administração representa, hoje, a conquista de uma longa história, no campodo conhecimento humano que despontou no início do século XX, no quadro da 2ª Revolução Industrial.
Com a 2ª Revolução Industrial, principalmente com o surgimento da energia elétrica e o uso dos combustíveis de petróleo, há um novo surto de progresso, acompanhado da expansão do capitalismo financeiro, que viria permitir a criação e o funcionamento de grandes organizações empresariais....
tracking img