Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BANDEIRA E BRASÃO DO MUNICIPIO DE SIDROLÂNDIA


Nome
O topônimo é uma homenagem a seu fundador, Sidrônio Antunes de Andrade, que veio de Lages, Santa Catarina.
Relevo e altitude
Sidrolândia encontra-se nos campos da Vacaria do Planalto da Serra de Maracaju, seu solo é levemente ondulado e constituído de terras rochas, resultado da decomposição de rochas vulcânicas. São terrasagricultáveis e de fácil preparo. 22% plano, 60% levemente ondulado, 10% ondulado e 8% acidentado. Altitude de 484 metros. Clima, temperatura e pluviosidade
Está sob influência clima tropical Clima Predominantemente chuvoso de savana, caracterizado por uma distribuição anual das chuvas que se concentram nos meses de novembro, dezembro e janeiro, com ocorrência bem definida de um período seco nos meses maisfrios do ano (junho/julho). A média das precipitações pluviométricas anuais é de 1.078 a 1.336 mm, com temperaturas que variam de 22 a 35 graus.
Hidrografia
Está sob influência da Bacia do Rio da Prata. Rios Lagoinha, Anhanduí, Brilhante, Buriti, Belchior, Canastrão, Vacaria, Guariroba e Cortado.

Geografia política
Fuso horário - Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação aGrenwith.
Área - Ocupa uma superfície de de 5 286,490 km².

Economia
Nos últimos dez anos houve um grande crescimento do município, devido à instalação de várias indústrias, principalmente do setor têxtil e alimentício e pelo grande número de assentamentos instalados, Sidrolândia é o campeão do estado em número de assentamentos rurais, onze, e têm outros em regularização. Esse crescimento trouxepara o município um grande número de migrantes que vem em busca de emprego tentando garantir melhores condições de vida.
A terra fértil que atraiu os pioneiros, ainda é o alicerce deste pólo de desenvolvimento que conta hoje com indústrias de alimentos que exportam os frutos do nosso trabalho para o mundo. Sidrolândia é hoje um dos municípios que mais cresce em Mato Grosso do Sul devido a seuenorme potencial de produção agropastoril resultante da associação entre clima favorável, solo produtivo, infra-estrutura de armazenagem e escoamento, além de tradição na utilização de tecnologias de ponta em pesquisa, plantio e colheita de grãos e incentivos que trazem indústrias gerando emprego e renda.
História
A região do município de Sidrolândia, apesar de ser conhecida desde o início do séculoXVII, quando foram devassados pelos sertanistas bandeirantes, passaram apenas a ser povoadas com a chegada da família do sertanista mineiro Gabriel Francisco Lopes, que trouxe seu sogro Antônio Gonçalvez Barbosa, além de seu irmão Inocêncio Barbosa. Em meados do século, eles estabeleceram as primeiras fazendas de gado na região, que, com a abundância de pasto e qualidade e fertilidade do solo,prosperaram com rapidez. Com isso, a região acabou atraindo outros imigrantes que se radicaram dedicando-se especialmente a criação de bovinos. Segundo o Relatório do Coronel Henrique Rohan do Governo da Província de Mato grosso, Ricardo José Gomes Jardim, em 1845 a área que compreende os rios Vacaria e Anhanduí (rios que banham atualmente o município de Sidrolândia) já possuia mais de 100habitantes. Apesar de o povoamento do atual município de Sidrolândia se dever á família Barbosa, que anos depois partiram para povoarem outros rincões do Sul de Mato Grosso e instalaram fazendas para a criação de bovinos e criação de novos povoamentos, a fundação de Sidrolândia foi estabelecida por Vicente de Brito, que era tronco da família Brito e José Pereira Martins, que fundaram suas fazendas naregião em 1870, logo após a Guerra do Paraguai. Em 1872 chegava o cuiabano Hermenegildo Alves Pereira para fundar outra fazenda, a Ponto Alto. Um dos filhos de Vicente de Brito, Porfírio, fundou mais quatro
fazendas e fez de tudo para evitar a debandada de seus descendentes. Uma das filhas de Porfírio casou-se com Sidrônio Antunes de Andrade, que era catarinense de Lages.
Anos mais tarde, em...
tracking img