Teoria weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MAX WEBER E A TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Segundo March e Simon é mais fácil mostrar ás organizações do que tentar defini-las.Através das organizações, pode se alcançar com mais facilidade osobjetivos realizados.

1-GRUPOS SOCIAIS PRIMÁRIOS E SECUNDÁRIOS

1.1-Grupos sociais Primários: São grupos onde as pessoas ingressam e saem voluntariamente.Onde predomina as relações pessoais.1.2-Grupos sociais Secundário:Abrange osgrupos formais, onde criam normas e com direitos e obrigações para seus integrantes.

2-MAX WEBER E A BUROCRACIA

A sociedade moderna nas organizações teveinúmeros estudiosos, um dos que se destacou e influenciou vários autores foi MAX WEBER. Weber concebeu a Teoria da Burocracia para tornar a organização eficiente e eficaz, garantindo rapidez de interpretaçãodas normas,padronização da liderança (decisões iguais em situações iguais) e o alcance dos objetivos. A burocracia busca amenizar a influências externas à organização, harmonizar a especialização dosseus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos organizacionais, através da competência e eficiência, sem considerações pessoais.

2.1-FORMALIDADE

Nasorganizações a formalidade significa que são constituídas com base de normas regulamentos que estipulam direitos e deveres dos participantes.

2.2-IMPESSOALIDADE

Qualquer agente público, seja eleeleito, concursado, indicado , está ocupando seu posto para servir aos interesses do povo. Assim, seus atos obrigatoriamente deverão ter como finalidade o interesse público, e não próprio ou de umconjunto pequeno de pessoas ou amigas. Ou seja deve ser impessoal.

2.3- PROFISSIONALISMO

Oferece de forma geral,a seus ocupantes uma carreira profissional e meios de vida.

3-AMITAI ETZIONI E OPODER

Define o poder como a habilidade de um ator induzir o outro a
seguir sua orientação.

3.1-ORGANIZAÇÕES COERCITIVAS
O poder é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios...
tracking img