Teoria de max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Weber, nasceu em 1864, em Erfurt, e faleceu de pneumonia aguda em 1920, em Munique, Alemanha. Filho de um grande industrial textil na Alemanha Ocidental. Foi um dos principais nomes da sociologia moderna. Realizou extensos estudos sobre história comparativa e foi um dos autores mais influentes no estudo do surgimento do capitalismo e da burocracia, bem como da sociologia da religião. Um dosseus objetivos principais foi refutar a tese de Karl Marx, segundo a qual o capitalismo nascera somente da exploração do homem pelo homem.
Weber, foi um historiador, jurista, economista e sociólogo alemão, considerado um dos fundadores da sociologia. Dotado de um incomum senso da realidade política que o cercava, analisou a relação entre o desenvolvimento do capitalismo e as religiõesprotestantes, em especial a calvinista. Foi também o primeiro a atentar para o papel da burocracia nos estados modernos. Segundo Weber, a mesma racionalização progressiva que libertou o homem da ignorância e das superstições tendia a escravizá-lo em rígidas estruturas institucionais.
Estudou leis e história econômica nas universidades de Heidelberg e de Berlim. Em 1892 era docente na Universidade deBerlim, em 1894 passou a lecionar na Universidade de Friburgo e em 1897 na Universidade de Heidelberg. Enfermo , retirou-se do ensino em 1903, tendo sido convidado novamente para lecionar em 1919, desta vez na Universidade de Munique.
Suas principais obras:
. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1905);
. Ensaio Sobre a Teoria da Ciência (1906-1913);
. Economia e Sociedade (1922).1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho descreveremos sobre a teoria da burocracia segundo Max Weber. A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da gestão por volta dos anos 40, principalmente em função dos seguintes aspectos:
1. A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria clássica da gestão como da Teoria das relações humanas, que não possibilitam uma abordagem global, integrada e envolventedos problemas organizacionais;
2. A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes, é aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas;
3. 0 crescente tamanho e complexidade das empresas passam a exigir modelos organizacionaisbem mais definidos;
4. O ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, o seu criador.
Segundo essa teoria, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada, muito minuciosamente e, em hipótese alguma, permitindo que suas emoções interfiram no seu desempenho. A Sociologia da Burocraciapropôs um modelo de organização e os administradores não tardaram em tentar aplicá-los na prática em suas empresas. A partir daí, surge a Teoria da Burocracia na gestão.
Então a burocracia é uma forma de organização, que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.Segundo o conceito popular, a burocracia é visualizada geralmente como uma empresa, repartição ou organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo as soluções rápidas e eficientes. O termo é empregado também com o sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema.Entretanto para Max Weber a burocracia é exatamente o contrário, é a organização eficiente por excelência e para conseguir esta eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas devem acontecer.

























2. MAXMILLIAN CARL EMIL WEBER – TEORIA DA BUROCRACIA

A teoria da burocracia foi formalizada por Max...
tracking img