Teoria da burocracia de weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Weber estudou Sociologia quando as discussões sobre a metodologia em Ciências Sociais surgiam na Europa, no século XIX. Completada sua formação em quatro cadeiras, filosofia, direito, economia esociologia, o sociólogo se dedicou à prática docente.
Em meio aos seus estudos, Weber se dedicou à burocracia, termo que teve origem nas mudanças religiosas após o Renascimento. A chamada éticaprotestante prezava pela racionalidade das ações, que eram orientadas por um conjunto de novas normas sociais para a sociedade. A origem da burocracia se encaixa justamente neste andamento deacontecimentos.
Max Weber analisou todo este contexto histórico tendo como a burocracia a palavra-chave para a contribuição de seus estudos acadêmicos para a vida real e científica. Também a via como um meiopara estudar as sociedades em geral. Ele é considerado o fundador da teoria da burocracia. Em sua opinião, ela é uma espécie de poder, poder este derivado das pessoas, que utilizam na vida pública a seufavor.
No tempo histórico, a teoria da burocracia se inicia logo após as teorias clássicas e de relações humanas. Antes de Weber, a burocracia era definida como um tipo de sistema social. É a partirde sua análise que a burocracia começa a ser vista como um tipo de poder, utilizado nas instituições, poder público, serviços organizacionais. Sua característica principal é a racionalidade, calcadaem regras impessoais e escritas e através de uma estrutura hierárquica. O poder é legítimo e depende exclusivamente do grau de especialidade e competência técnica de quem o detém. Os elementos básicosda burocracia: autoridade, poder, hierarquia, disciplina, ordem e controle. Para Weber, a burocracia seria algo que iria tornar as organizações efetivas e eficazes, dando rapidez, reduzindosubjetividades, controlando os efeitos externos a organizações, etc.. A função do funcionário na organização é primordial, tendo ele caráter central nas ações tomadas no interior da empresa e para a empresa...
tracking img