Max Weber a Teoria da Burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Weber- A Teoria da Burocracia
Max Weber (1864 – 1920) nasceu em Erfurt na Turíngia, uma parte da Alemanha que, na ocasião, estava sob dominação da Prússia. Weber, um sociólogo que senotabilizou pela teoria das estruturas de autoridade, formou-se em direito e passou quase toda a sua vida como professor de universidade.
O trabalho de Weber sobre burocracia permaneceu não reconhecido nosEstados Unidos até a década de 1940. Como Fayol, Weber teve de esperar até que as condições culturais criassem a necessidade de pensar em termos de teoria.
Como as organizações cresceram em tamanho e emcomplexidade, a procura por uma teoria de organizações apontou para Max Weber e seu modelo burocrático. Seus estudos e trabalhos correram cronologicamente paralelos aos de Henri Fayol e de FrederickTaylor.
A Burocracia tinha as seguintes características:
1. Divisão do Trabalho as atividades são desmembradas em tarefas simples, de tal modo que qualquer pessoa, de qualquer tipo de organização,poderia se tornar especializada em um tempo mínimo; a especialização faz o trabalho humano intercambiável, o que contribui grandemente para a eficiência organizacional. Cada posição tem claramentedefinidas as responsabilidades e a delegação de autoridade competentes.
2. Hierarquia de Autoridade: posições ou empregados são organizados de modo a formar a hierarquia (cadeia de comando) na qual aorganização está estruturada. Cada posição nessa hierarquia contém responsabilidades e deveres específicos, bem como privilégios.
3. Racionalidade: todos os membros da organização são selecionados combase na qualificação técnica para um desempenho adequado; as promoções ocorrem por desempenho e capacitação técnica (mérito). Um esforço consciente é feito para adequar o desempenho do trabalho ásqualificações do funcionário e/ou candidato, independentemente das características de raça, sexo, religião ou classe social deste. O critério-guia deveria ser simplesmente o grau de adequação do...
tracking img