Teoria socio-politicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA SÓCIO-INTERACIONISTA, TEORIA DO BIOPODER E DA BIOPOLÍTICA, TEORIA PSICANALÍTICA COMO TEORIA DA CULTURA ANÁLISE DAS TEORIAS COM PONTOS DE APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS.[1]




O debate sobre a importância do meio e a natureza na construção do indivíduo tem sido um tema freqüente nas teorias interacionistas, do biopoder e biopolítica, e na teoria psicanalítica.
Esse trabalhotem por objetivo principal sintetizar as teorias acima citadas, dando ênfase nos principais pontos característicos de cada uma, ressaltando assim aproximações e diferenças entre elas.
A premissa básica do interacionismo perpassa pela compreensão de que os seres humanos se relacionam com os objetos existentes no mundo baseado no “significado” que eles possuem. Neste sentido Strauss (1999),afirma que “o ato de identificar os objetos, quer físicos quer humanos, permite a uma pessoa organizar sua ação com referência a esses objetos”. No entanto, os significados podem ser codificados de formas diferentes dependendo do contexto que o observador encontra-se inserido. Sendo assim, os “significados” devem ser analisados permeados por produtos de interação social, trabalhados, assim, em“produtos sociais”. As pessoas vêem a si mesmas indiretamente, levando em consideração, sobretudo, a visão que os outros possuem delas próprias.
Segundo o mesmo autor supracitado “a interação face a face é um processo fluido, móvel ‘corrido’; durante seu curso, os participantes tomam sucessivas atitudes um com relação ao outro”. Pode-se abstrair disso, que desenvolvemos nosso eu – self - aosnos tornarmos objetos para nós mesmos, pois inicialmente se desenvolve a consciência sobre as outras pessoas para posteriormente desenvolvermos a consciência de nós mesmos. No interacionismo interessa-se pelo estudo de interação entre as pessoas como membros de grupos. As teorias interacionistas apóiam-se na idéia de interação entre o ser humano e o meio; posteriormente a relação diádica e daí paraa triádica com relações à teoria da psicanálise no complexo de édipo.
A aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua e recíproca do ser humano em relação ao seu meio e a busca por motivação. Transforma a ordem social em algo constantemente negociado, pois é capaz de influenciar e de ser influenciada. Assim, o interacionismo preconiza não a compreensão docomportamento por conceitos de papéis e atitudes, mas na construção da identidade por realidades envoltas em relações/representações. Assim, a teoria interacionista se caracteriza por apresentar ligações com a fenomenologia, no que diz respeito ao estudo dos aspectos das experiências do comportamento humano. Em outras palavras, ela tenta compreender como as pessoas definem os eventos ou a realidade,e como agem em relação às suas crenças.
O interacionismo simbólico cria uma imagem mais ativa do ser humano e rejeita a imagem deste como organismo passivo e determinado. O ser humano é compreendido como agindo no presente, influenciado não somente pelo que aconteceu no passado, mas pelo que está acontecendo agora. A interação se dá nesse momento.Os seres humanos atuam num mundo que elesdefinem, nossa própria interpretação da situação. O ser humano é livre naquilo que ele faz, procura agir em relação às coisas, com base nos significados que elas têm para ele. Entende-se por “coisas”, tudo o que o indivíduo pode notar em seu mundo: objetos físicos, outros seres humanos, individualmente ou em grupo, instituições, princípios orientadores, atividades dos outros, bem como as situaçõesda vida cotidiana. Para os interacionistas, o comportamento humano é visto como resultado de um vasto processo interpretativo, em que as pessoas, de forma isolada ou coletiva, conduzem a si mesmas pela definição de um objeto, evento ou situações por elas encontradas.
Biopoder é um termo criado por Foucault, e corresponde aos jogos de poder da sociedade atuando sobre os corpos....
tracking img