Teoria objetiva e subjetiva do valor e teoria marxista do valor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

SUMÁRIO...................................................................................................................01
Introdução...........................................................................................................02
1. Teoria Subjetiva do Valor.........................................................................05
2. Teoria Objetiva doValor...........................................................................07
3. Teoria Marxista do Valor-Trabalho.....................................................09
Conclusão............................................................................................................10
Referências Bibliográficas..........................................................................11INTRODUÇÃO

A atividade econômica do homem está na dependência constante do mundo exterior. Para satisfazer as suas necessidades o indivíduo precisa de toda uma série de bens materiais disponível no mundo externo. No entanto estes bens necessários não estão disponíveis de forma fácil e em quantidade suficiente. É necessário localizá-los, selecioná-los e transformá-los. Todos os bens naturais dependem de umprocesso econômico para a sua transformação em bens efetivamente aptos para o consumo. (GASTALDI, Elementos de Economia Política, p. 82).
Os bens são as coisas úteis (riquezas e serviços) que podem satisfazer as necessidades do homem e são naturalmente limitados.
“Existe, por regra geral, certa escassez de bens. Essa escassez está sujeita a suas circunstâncias: por um lado, deve ser disponívelem quantidade limitada de qualquer forma e, por outro, deve ser utilizável, com proveito para a satisfação das necessidades do homem, uma quantidade que exceda a disponível. A escassez econômica, assim, seria uma idéia completamente relativa, somente existindo em função das necessidades humanas.” (CASSEL, Economía, p.11).
O valor de cada bem é representado pela utilidade contida nesse mesmo bemou objeto. A noção do valor econômico, porém, não se fundamenta apenas na utilidade, mas principalmente na relação existente entre a utilidade e a quantidade do bem econômico no mercado. (GASTALDI, Elementos de Economia Política, p. 84).
Entende-se que alguns objetos tidos como preciosos, como o diamante, o ouro, acabam possuindo um valor super estimado muito maior do que outros bens tidos comoindispensáveis – como á água, o ar. E essa contradição é esclarecida levando-se em conta que os bens raros se tornam valiosos por se encontrarem escassos enquanto os bens abundantes se tornam mais banais pela facilidade de serem encontrados e utilizados.
Partindo do dualismo – objetivismo e subjetivismo - é apresentada a seguinte classificação das Teorias do Valor (RODRIGUES, Conceito de Valor ePreço, p. 65):
* Teorias Subjetivas (parte da aferição das necessidades do homem, emprestando certo valor de uso):
1. Valor Estimado;
2. Valor-Utilidade;
3. Valor Oferta e Procura;
4. Valor Utilidade-Final.
* Teorias Objetivas (pretende definir o valor como decorrente exclusivamente da propriedade intrínseca dos bens ou das coisas, não sendo satisfatórias, pois o valor dosbens está intimamente ligado ao subjetivismo das ações humanas):
1. Valor-Trabalho;
2. Valor Custo de Produção;
3. Valor Custo de Reprodução.

1. Teoria Subjetiva do Valor

“O valor que os homens atribuem às coisas tem seu primeiro fundamento no uso que delas podem fazer. Umas servem como alimento, outras como vestuário; algumas nos defendem dos rigores do clima, como as casas;outras, como os ornamentos, os produtos de beleza, satisfazem gostos que são uma espécie de necessidade. Seja como for, permanece sempre verdadeiro que os homens atribuem valores às coisas em virtude de seu uso: o que não serve para nada não tem preço nenhum.” (SAY, 1986, p. 68).
A Teoria Subjetiva do Valor, segundo Gastaldi, parte da aferição das necessidades individuais do homem. Para todo e...
tracking img