Etica a nicomaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O trabalho terá como objetivo mostrar as diferentes teorias sobre valor e buscar uma melhor explicação para elas, iniciando-se com a teoria objetiva que se pode dar ao valor do trabalho passando pela teoria subjetiva e finalizando com a teoria marxista de valor trabalho.
O valor objetivo tem diversas teses defendidas pelos mais conceituados filósofos da historia, Adam Smithconceitua que o valor econômico é determinado pelo seu custo de produção, compreendendo dentro desse custo a remuneração da terra, do trabalho e do capital. Já David Ricardo faz uma evolução na tese de Smith e coloca com fatores preponderantes para se atribuir valor a alguma coisa apenas o trabalho e o capital.
Na teoria subjetiva de valor leva-se em conta algumas teses como a que o homem valoriza ascoisas de acordo com seu sentimento de agrado ou desagrado, já outra tese defendida trata de valor como as coisas que se deseja e não necessariamente o que agrada , sendo essas teses explanadas no seguinte trabalho.
Por fim será explicado a tese marxista de valor trabalho, que diz que o valor é gerado pelo trabalho, desta forma os trabalhadores eram os que geravam toda a riqueza existente, noentanto, eram os patrões que acabavam ficando com toda a essa riqueza, desta forma, estes estavam aproveitando da classe trabalhadora através de um processo denominado por Marx de Mais Valia

Teoria objetiva

Desde o principio da humanidade a economia esteve lado a lado com o ser humano e para que haja economia as coisas tem de possuir um determinado valor ,valor este que hoje é preponderantena sociedade, no entanto, não era assim no início da civilização humana.
Antigamente poderia se analisar economia apenas fazendo um dualismo entre bens e serviços, mas esse tipo de analise perdeu força com o passar dos anos e já na idade média precisava atribuir valor a todas as coisas, valor este que pode ser objetivo ou subjetivo.
Entende-se por valor objetivo o preço que é atribuído aosprodutos dentro da sociedade e a base desse preço é o custo de produção.
O valor objetivo fica situado no campo das estimas coletivas ,isto é, paga-se o preço do produto ,basicamente ,tendo em consequência seu custo de produção, não lhe atribuindo afeto ,produtos estes que são usados em sua maioria para atender requisitos básicos da vida humana e não para lhe trazer lazer ,então pode ser dizer que opreço é baseado no valor de troca.
Pode citar como exemplo, quando um indivíduo compra um pacote de arroz , o valor que será cobrado pelo pacote de arroz vai estar baseado no custo de produção, porque praticamente ninguém irá comprar arroz para ter lazer e sim para saciar sua fome, desta forma baseia-se seu preço pelo custo que teve para ser produzido.
Na parte da teoria objetiva do valor doisteóricos se destacam Adam Smith e David Ricardo um completando o outro para explicar essa teoria.
Para Smith o valor de um bem teria de ser baseado no custo de produção e englobava dentro deste custo três fatores; a remuneração da terra ,do trabalho e do capital, fatores estes que determinavam o preço final do produto.
Já David Ricardo elimina um dos fatores usados por Smith e em sua teoria devalor e baseia- se apenas no trabalho e no capital, desta maneira sua teoria fica mais sucinta e com uma melhor compreensão.
Desta forma pode-se concluir que o valor objetivo é apenas o valor baseado no custo que houve para que o produto fosse produzido sem colocar nenhum tipo de afetividade ,levando em conta apenas o valor de troca, diferente da teoria subjetiva que é baseada no custo de uso.Teoria subjetiva

A teoria de valor subjetiva baseia-se não no custo de produção ,mais sim a uma possível afetividade encontrada entre o produto e o comprador ,afetividade esta que deve ser compreendida como, o valor estimativo, a oferta e procura e a utilidade; o valor subjetivo tem um contraste individual, isto é , cada pessoa paga pelo produto o preço que acha necessário baseando no custo...
tracking img