Silogismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Significado de Silogismo
s.m. Raciocínio que contém três proposições (a maior, a menor [premissas] e a conclusão); as três estão encadeadas de tal maneira que a conclusão é deduzida da maior porintermédio da menor. (Ex.: todos os homens são mortais [maior]; ora, você é homem [menor]; logo você é mortal [conclusão].)

Silogismo e sua Estrutura

O silogismo é um tipo de argumento composto detrês proposições: duas premissas e uma conclusão. Sua origem está ligada ao berço da civilização ocidental, a Grécia antiga com o pensamento do filósofo Aristóteles. Ele chamou sua obra de PrimeirosAnalíticos, isto porque o silogismo é uma forma de análise que procura decompor em partes os argumentos e as proposições de um argumento e seus termos. Mais tarde o conjunto de seus escritossilogísticos foi chamado de Organon, ou seja, “instrumento” para pensar corretamente.
Um exemplo de silogismo é:
1. Todo homem é mortal
2. José é homem
3. Logo, José é mortal.

A primeira proposiçãochamamos de premissa maior, a segunda proposição chamamos de premissa menor, a terceira proposição chamamos de conclusão. Essa é a forma básica do silogismo. Além disso, ele contém os seguintes termos:homem, animal e mortal. O termo que se repete na premissa maior e menor, que é o termo homem, chamamos de termo médio. Os outros dois termos do silogismo, animal e mortal, chamamos de termosextremos. A função do termo médio é ligar os termos extremos permitindo chegar à conclusão. Portanto, o termo médio nunca se repete na conclusão.

Raciocínio

Aristóteles elaborou uma teoria do raciocíniocomo inferência - conexão direta entra assuntos - que é uma operação de pensamentos realizada por meio de juízos e enunciada linguística e logicamente pelas proposições encadeadas, formando umsilogismo.
Raciocínio e silogismo são operações mediatas de conhecimento, pois a inferência significa que só conhecemos alguma coisa por meio de outras coisas. A teoria aristotélica do silogismo é o...
tracking img