Teorias do valor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Será tratado nesse trabalho as teorias relacionadas ao valor; teoria objetiva, subjetiva e Maxista do valor. A teoria objetiva tem inicio com Adam Smith onde ele procura estabelecer normas para que um produto tenha valor, nesta teoria o ponto principal para que o produto tenha valor vem do fato de que este produto precisa ser fruto do trabalho humano, e o trabalho empregado para acriação deste produto é que definiria o seu preço. Já na teoria Subjetiva o trabalho não é visto como o ponto principal e sim a necessidade de se obter tal produto. Na teoria marxista os trabalhadores não recebem o valor correspondente a seu trabalho, mas só o necessário para sua sobrevivência, nasce assim o conceito da mais-valia, diferença entre o valor incorporado a um bem e a remuneração dotrabalho que foi necessário para sua produção, mas o ponto principal é a critica ao capitalismo que Karl Marx faz.

1

1 - TEORIA OBJETIVA DO VALOR
Em uma sociedade na qual os investimentos de capital e os recursos de terra se tornam importantes, os bens serão normalmente trocados por outros bens, por dinheiro ou por trabalho a um preço suficientemente alto para cobrir os salários, os alugueis eos lucros. No pensamento de Adam Smith o valor do produto seria influenciado por esses três fatores: o salário dos funcionarios, os alugueis (de maquinario e ferramentas para a produção) e o lucro.
(...) os bens contêm uma certa quantidade de trabalho que permutamos por aquilo que, na ocasião, supomos conter o valor de uma quantidade igual. O trabalho foi o primeiro preço, o dinheiro de compraoriginal que foi pago por todas as coisas. Não foi por ouro nem por prata, mas pelo trabalho que foi originalmente comprada toda a riqueza do mundo; e o valor dessa riqueza, para aqueles que a possuem e desejam trocá-la por novos produtos, é exatamente igual à quantidade de trabalho que essa riqueza lhes dá condições de comprar ou comandar . (Smith, 1988, p. 36)

A teoria do valor-trabalho é oreconhecimento de que em todas as sociedades, o processo de produção pode ser reduzido a uma série de esforços humanos. Geralmente os seres humanos não conseguem sobreviver sem se esforçar para transformar o ambiente natural. Por isso para que uma mercadoria tivesse valor economico seria necessário que ela fosse fruto do trabalho humano e para se medir o valor desse produto na teoria objetiva seriamseguidas duas linhas de pensamento: A primeira seria relacionada ao custo da produção, chamada de valor natural, ou seja, era o preço ao qual a venda do produto fosse apenas suficiente para dar lucro, era o preço de equilíbrio determinado pelos custos de produção, mas estabelecido no mercado pelas forças da oferta e da procura.; a segunda chamada de valor nominal ou valor de mercado se observavacomo eram realizadas as trocas dos bens materiais.Partindo desse ponto podemos entender que para Smith o valor de um bem é determinado pelo custo da sua produção. Já para David Ricardo um dos seguidores de Adam Smith somente dois fatores teriam relevância para o custo do produto; o trabalho gasto para a criação de tal produto e o lucro, para Ricardo o que era gasto com aluguel de terras eferramentas teriam de ser acrescidas no valor final do produto; portanto seria uma consequência no valor. O elemento que mais pesava em seu pensamento era que o trabalho exercido para se criar o produto tem influencia direta no valor de troca; sendo assim, quanto mais fácil de se produzir um bem material mais barato ele fica. O valor de troca também seria dado pela escassez, quanto menos se tivesse doproduto mais caro ele seria. O maquinario usado para a produção também seria considerado, pois as maquinas teriam o poder de aumentar a produtividade, diminuindo assim o tempo gasto para sua produção.

2

2. TEORIA SUBJETIVA DO VALOR
Segundo os teóricos da utilidade marginal, o valor de troca é, em todos os casos, determinado pela demanda. A oferta é fixa no ponto de troca do mercado,...
tracking img