Teoria humanistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria do Humanismo
A grande divergência com o Behaviorismo é que o Humanismo não aceita a idéia do ser humano como máquina ou animal, sujeitos aos processos de condicionamento. Já em relação àPsicanálise, a reação foi à ênfase dada no inconsciente, nas questões biológicas e eventos passados, nas neuroses, psicoses e na divisão do seu humano em compartimentos.
Nesta óptica o educando deveter mais responsabilidade para decidir o que quer aprender e para ser mais independente e auto -orientador da sua aprendizagem. A tarefa de aprender traduz-se por um processo cognitivo e não apenas àaquisição demecanismos de estimulo-reacção.
Ênfase: pessoas
Enfoque: organização informal, Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo;
A Teoria das Relações Humanas, surgiu nosestados unidos como conseqüência imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à TeoriaClássica da Administração.
A Teoria Humanista
Carl Rogers
A palavra humanismo introduzida em França, no último quartel do último século, designava o conjunto de teorias das grandes eruditas dorenascimento que ressuscitaram a cultura antiga e cuja inspiração se baseava na liberdade de espírito e no interesse pelo humano, na busca da verdade humana, no conhecimento do homem actuante da suavontade de realização, do seu destino, libertando-se de toda a opressão espiritual ou política (Postic, 1990).
Um dos principais representantes das Teorias Humanistas Foi Carl Rogers (1902-1987), queaplicou à educação princípios da psicologia clínica (Hipólito, 2002 citado por Martins,2002).
Em confronto com as ideias comportamentalistas, pois para este, aprender não se reduz à aquisição demecanismos estímulo-reacção, Rogers é considerado um representante da corrente humanista, não directiva, na educação. Embora considere a existência de um processo cognitivo na aprendizagem, condena a...
tracking img