Tga teoria humanistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Os primórdios da administração foram verdadeiramente influenciados por vários fatores, pensadores, entre outros, embora oa culturas eistentes na humanidade fossem diversas, não-integradas, muito menos conhecidas entre si, desde a antiguidade.
De modo sintético e bem objetivo, podemos enumerar 8 teorias da administração, sendo elas: teoria clássica, teoria humanística, teorianeoclássica, teoria estruturalista, teoria comportamental, teoria da abordagem sistemica, teoria contingencial e teoria de todas as novas abordagens.
Vamos abordar a teoria das relações humanas, ou Escola das Relações Humanas. Onde é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise", ondetodas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise. As novas idéias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspetiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.
Essas teorias criaram novas perspetivas para a administração, visto que buscavam conhecer asatividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e o trabalhador passou a ser visto como "homo social". As três principais caraterísticas desses modelos são:

* O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo corportamento é simples e mecânico.* O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
* Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e auto-realização.

A partir de então começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalhavam. Foram sendocompreendidos aspectos ligados à afetividade humana e percebeu-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.

2 ABORDAGEM HUMANISTA

2.1 CONTEXTO HISTÒRICO

A abordagem humanista, também denominada de Escola Humanística da Administração, surgiu nos Estados Unidos como um movimento de reação e oposição à teoria clássica da administração. Suaessência está na crença que a chave para o aumento da produtividade nas empresas está na satisfação dos seus empregados.

Muitos trabalhadores e sindicatos americanos nem sempre aceitaram bem as idéias da teoria clássica já que acreditavam que estas eram apenas um meio de legitimar a exploração dos empregados em favor dos interesses patronais. A teoria das relações humanas nasceu, portanto, danecessidade de se corrigir esta forte tendência à desumanização do trabalho.

As principais origens da teoria das relações humanas surgiram então, na necessidade d ehumanizar e democratizar a administração, libertando-a aos novos padrões de vida do povo americano. As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo daadministração e as conclusões da experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo.

Além disso, o desenvolvimento do captalismo, da primeira década do século XX à grande crise econômia dos anos trinta, contribuiu para o questionamento da racionalidade Tayolrista na organização do trabalho.

A teoria das relações humanas efetivamente surgiu com um estudo realizadopor Elton Mayo (1880-1949), e seus colaboradores em sua fábrica em Hathorne, Illionois. Este estudo conhecido como A Experiência de Hawthorne, desligou totalmente a preocupação anteriormente voltada para as tarefas e para a estrutura, para preocupar-se com as pessoas.

2.2 ELTON MAYO E AS EXPERIÊNCIAS DE HAWTHORNE

Em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro de...
tracking img