Teoria hipodermica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Resumo

Este trabalho tem como objetivo, expor a história do humor no rádio brasileiro, reconhecendo a sua influência em programas atuais desse mesmo segmento.
Destacaremos o programa Graffitea atração é transmitida diariamente pela rádio 98FM, e que possui grande audiência na capital Mineira.

PALAVRAS-CHAVE: Humor, Rádio, 98, Dudu, Rodrigo Magela.

2     Introdução
 
O humor semprefoi reconhecido como uma importante forma de entretenimento e diversão. Com o passar dos anos ele se tornou também uma ferramenta importante de trabalho nos meios de comunicação.
“Elias Saliba,historiador e professor de Teoria na USP, acredita que o humor é coisa séria e uma forma eficaz de tratar assuntos públicos: “ O humor é uma maneira de lidar com a coisa pública” (Saliba Elias/Revista deHistória abril de 2012).
O humor surge no rádio em 1931. Durante a década de 30. Duplas caipiras fizeram sucesso como apresentador desse tipo de atração. Como Alvarenga e Ranchinho, cantores quecontavam piadas durante suas apresentações musicais e comandavam um programa na rádio Nacional no Rio de Janeiro em 1947. Época que os programas se popularizaram.
A capacidade do rádio de alcançarmilhares de pessoas ao mesmo tempo despertou o interesse do governo para usá-la como aliada na formação de uma unidade cultural. Não existia veículo de comunicação melhor naquela época para falardiretamente com a população, pois no país havia um alto índice de pessoas analfabetas. Sendo assim, foi decretado em 1924 que os programas de rádios deveriam ter fins educativos, científicos, artísticos e debenefício público.
No governo Vargas o controle das rádios ficou nas mãos do presidente. É nesta fase que os programas radiofônicos, dentre eles os humorísticos invadem a casa de milhares debrasileiros.
Os programas humorísticos tinham grande audiência na Rádio nacional. Era um dos carros chefes de programação, onde, também projetava muitos atores e atrizes como: Álvaro Aguiar, Brandão Filho,...
tracking img