Teoria hipodermica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TEORIA HIPODÉRMICA

A Teoria Hipodérmica é um modelo de Teoria da Comunicação e está alocada na subdivisão da comunicação denominada comunicação de massa. Ela opera da seguinte forma: supõe-seque uma mensagem midiática enviada a um público de massa afeta da mesma maneira todos os indivíduos.
Os conceitos da Teoria Hipodérmica foram elaborados pela escola norte-americana na década de 1930e os objetivos do desenvolvimento deste modelo giravam em torno da busca por uma maneira de compreender as influências da comunicação no comportamento da população, para, a partir disto, ser possívelpensar estratégias para exercer influência comportamental sobre as pessoas.
Também conhecida por Teoria da Bala Mágica, a Teoria Hipodérmica é assim definida por basear-se na suposição de que todoestímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor, como o disparo de uma arma de fogo ou uma agulha hipodérmica que perfuram a pele humana sem dificuldade. Apassividade do receptor é ressaltada nesta teoria, que analisa a mídia com embasamento no Behaviorismo, conjunto das teorias psicológicas que definem o comportamento como principal objeto de estudopsicológico.Também conhecida por Teoria da Bala Mágica, a Teoria Hipodérmica é assim definida por basear-se na suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, semencontrar resistência do receptor, como o disparo de uma arma de fogo ou uma agulha hipodérmica que perfuram a pele humana sem dificuldade. A passividade do receptor é ressaltada nesta teoria, que analisa amídia com embasamento no Behaviorismo, conjunto das teorias psicológicas que definem o comportamento como principal objeto de estudo psicológico.
A Teoria Hipodérmica, contudo, é vista como limitadapor ter um embasamento extremamente simples, considerando a massa de indivíduos receptores dentro de uma perspectiva homogênea, eliminando a possibilidade de existência de qualquer particularidade...
tracking img